Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2012 - 11:26

Diretor da SAE Brasil defende difusão da sustentabilidade no processo industrial

“É preciso melhorar a maior interação, criando uma harmonia entre todas as esferas para que se chegue mais rápido a uma solução”. Essa é a definição da busca pela sustentabilidade por meio da indústria, na opinião do Newton Curi, diretor do Colloquium e da Seção São Carlos/Piracicaba. Curi conversou com representantes da imprensa na tarde desta terça-feira (26) no Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira), que ocorre até amanhã (27), no Engenho Central, em Piracicaba (SP), e esclareceu alguns pontos a respeito do assunto.

A ideia de cada vez mais se praticar a sustentabilidade no meio industrial necessita de um consenso entre governo, acadêmicos, o setor produtivo, os fabricantes e o consumidor. “Há que se ter uma interação nesse meio, por isso a importância do colóquio. As palestras são de alto nível”.

Segundo o diretor, se houvessem mais eventos como esse para o mercado da mobilidade no âmbito da sustentabilidade a ideia seria mais difundida. “A SAE organiza dentre as 10 regionais, 90 eventos por ano e cada um divulga a necessidade do consumidor saber o que está adquirindo, ter ciência da melhor tecnologia disponível e assim transferir o conhecimento para haver conscientização”, ressaltou.

“A ideia de realizar o Colloquium no Simtec é a de contribuir com essa busca pelo melhor caminho rumo a uma produção com energia limpa”, concorda o coordenador do evento Matheus Berto.

Programação -Alguns dos assuntos discutidos nesta terça-feira foram, entre outros, “Eficiência Automotiva e Mudanças Climáticas”, “Desafios para a Pesquisa em Bionergia”, “Usina Sustentável Dedini: Novas Soluções Tecnológicas que Potencializam a Evolução da Sustentabilidade da Usina Canavieira e Etanol Carburante reduzindo-se as Emissões de Gases de Efeito Estufa” e “Pneus Verdes”.

No dia 27 de junho (quarta-feira),os temas abordados no Colóquio serão: “Veículo Elétrico e Experiência de um Veículo Brasileiro”, “Substituição de Óleo Diesel por Combustível Alternativo”, “Veículos Híbridos com Motores nas Rodas”, “Biologia sintética aplicada à produção de biocombustíveis sustentáveis para motores diesel”, entre outros.

Mobilidade no trânsito -Quanto a contribuir com a mobilidade, em se tratando do constante crescimento da frota de veículos, Curi diz que deixar de vender (carros) é impossível, já que é um bem de consumo desejado por todo ser humano. Como engenheiro, ele enxerga a solução no uso da automação industrial. “Penso na implantação de uma central inteligente, com sistema eletrônico que inclui faróis inteligentes e sensores de pressão no asfalto de tal maneira que possa monitorar a frota”, citou.

Desindustrialização -Na opinião de Curi, o processo de desindustrialização existe, porém, trocar a frota de veículos, por exemplo, seria uma opção desde que não mexesse no bolso do consumidor. “Se a tecnologia fosse disponibilizada a custo acessível daria certo”. Ainda de acordo com ele, todos os setores passam por crise e o que se tem é o conhecimento disso, mas não a consciência de como se mudar esse panorama.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira