Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2012 - 08:10

Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) apresenta novo presidente

Luiz Antonio Alves assume com a missão de intensificar os planos de modernização e crescimento do Terminal.

Paranaguá -O TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil, anunciou hoje a nomeação do executivo Luiz Antonio Alves para o cargo de presidente da empresa. Alves, que desde o ano passado exercia a função de diretor financeiro do TCP, assume no lugar de David Simon, que estava no cargo desde a criação do TCP, em 1999, e que agora passará a assessorar o Conselho de Administração. Juarez Moraes e Silva permanece no cargo de diretor superintendente comercial.

A partir da entrada da empresa de investimentos Advent International como sócia do Terminal, anunciada no início de 2011, o TCP vem realizando um dos maiores planos de investimento do setor portuário no Brasil, que consumirão investimentos de R$ 250 milhões até 2013. Neste período o TCP expandiu sua capacidade anual de 800 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs, por meio da compra e instalação de novos equipamentos, como três portêineres Post Panamax, seis transtêineres e nove caminhões, bem como reforma de equipamentos existentes.

Em paralelo aos investimentos em equipamentos e manutenção, o TCP trabalhou na elevação da qualidade dos serviços prestados, com o objetivo de atingir o nível de excelência dos melhores portos do mundo. Para isso, foram feitos investimentos na melhoria da gestão que permitiram um aumento de 130% na produtividade, desempenho que se traduziu em importante redução de custos operacionais para os clientes do TCP.

Como novo presidente do TCP, Alves terá como missão intensificar os planos de modernização, ampliação e crescimento do Terminal por meio de uma séria de iniciativas, como a construção de um terceiro píer de atracação, a compra de novos equipamentos para o novo píer, a melhoria no atendimento a clientes, além da entrada em novos mercados. “Estamos trabalhando para que o TCP se torne uma referência mundial em eficiência, oferecendo para seus clientes, serviços melhores e custos operacionais de logística menores”, afirma Alves, acrescentando que até o final de 2013 o Terminal atingirá capacidade de 1,5 milhão TEUs/ano.

Antes de entrar no TCP, Luiz Antonio Alves atuou na Booz & Co, Motorola, e nos últimos oito anos como sócio na Advent International. O executivo é graduado em administração na EAESP – Fundação Getúlio Vargas com MBA na Columbia University – GSB.

Perfil-O TCP é o 3º maior terminal portuário de contêineres do Brasil, e, desde 1998, opera sob regime de concessão no Porto de Paranaguá. Com capacidade atual de aproximadamente 1,2 milhão de TEUs por ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o TCP ampliará sua capacidade de movimentação para 1.,5 milhão de TEUs/ano após a construção de seu 3º berço de atracação, que deve ser concluído em 2013.

O TCP tem como acionistas o fundo de private equity Advent International, a Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda.,Group Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A. [ www.tcp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira