Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2012 - 08:50

Pesquisa internacional revela o que grandes corporações esperam de um profissional de auditoria

Brasil teve a 2ª maior participação do mundo em respostas que apontam, por exemplo, ser preciso ampliar as ações de combate a fraudes e corrupção.

Buscar profissionais com apurado senso crítico e analítico e com experiência em gerenciamento de riscos é uma das revelações da pesquisa mundial “O Pulso da Profissão”, promovido pelo The Institute of Internal Auditors – IIA Global, principal entidade do setor que congrega mais de 175 mil associados pelo planeta. O estudo ouviu quase 1200 executivos de auditoria de dezenas de empresas, a maioria delas, listadas na Fortune 500, corporações com faturamento anuais acima de um bilhão de dólares.

Quase 200 brasileiros participaram da pesquisa, dando ao país a segunda posição, atrás apenas dos EUA, onde se encontra a maior concentração destes profissionais no planeta. Os resultados regionalizados da pesquisa mostram algumas diferenças de prioridades levantadas pelos executivos em diferentes países. A questão da fraude, por exemplo, é uma das principais preocupações para 41% dos profissionais brasileiros que afirmam pretender aumentar os investimentos nesta área neste ano, em comparação com 2011. A mesma opinião é relevante para 27% dos auditores da América do Norte, o que demonstra que este tema esta mais em evidência no Brasil do que em nações desenvolvidas.

O estudo também revela qual o perfil de auditor interno mais cobiçado entre os contratantes. A qualidade de possuir senso crítico e analítico apurados, ressaltando o papel estratégico deles nas tomadas de decisões das empresas, é fundamental para 73% dos entrevistados dos EUA e Canadá e para 58% do parcela brasileira da pesquisa.

“Os resultados revelam sinais de que o auditor interno necessita se preparar para ser um agente capaz de identificar os rumos a serem seguidos pela empresa e auxiliá-la na tomada de decisões, contribuindo para ganhos e economia de recursos significativos”, comenta Braselino Silva, diretor presidente do IIIA Brasil, Instituto dos Auditores Internos do Brasil, filiada ao IIA Global.

Outras habilidades -Entre as Top Five reveladas pelos executivos da América do Norte com poder de decisão para contratar auditores internos, aparecem ainda às características de: captação de informações estratégicas, eleitas como relevante para metade dos entrevistados; conhecimentos em tecnologia e ferramentas de internet (49%) e por fim; visão de negócios, fundamental para 46% dos executivos.

O estudo também mostra que ainda há muitas oportunidades para a ampliação do espaço do auditor no mundo corporativo, principalmente nos EUA, onde a carreira é a mais valorizada do planeta. “Após anos de declínio financeiro os EUA entram em 2012 em uma fase de estabilidade, com um cenário positivo para que estes profissionais possam mostrar o valor estratégico desta função para as mais diversas organizações, prevê Richard Chambers, presidente do IIA Global, responsável pela validação da pesquisa.

IIA Brasil -O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, acaba de completar 51 anos de fundação e é considerado um dos mais qualificados e representativos institutos da carreira do planeta, entre os mais de 120 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no mundo.

Além de ser referência na América Latina auxiliando na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola, a entidade brasileira é responsável por coordenar por aqui todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor. Sua missão também é de promover debates e aprimoramentos profissionais através de cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais. [www.iiabrasil.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira