Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2012 - 08:58

Eficácia contra o câncer de mama

Estudo com participação brasileira confirma que combinação de anticorpos pode eliminar tumor em 20% dos casos.

Pesquisa realizada no Brasil comprovou que o uso associado de dois anticorpos monoclonais – o pertuzumabe e o trastuzumabe – antes da cirurgia de câncer de mama leva ao desaparecimento total do tumor em quase 20% dos casos. Quando a quimioterapia é somada ao tratamento, o desaparecimento chega a 50% das pacientes. Aquelas cujos tumores responderam a essas drogas podem continuar o tratamento sem a necessidade da quimioterapia, evitando os efeitos adversos.

“O resultado muda completamente a conduta médica no tratamento da doença”, afirma o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), José Luiz Pedrini, coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição (RS), instituição participante do estudo Neosphere, realizado mundialmente.

Outra pesquisa lança luz sobre os benefícios do pertuzumabe isoladamente. A droga pode aumentar em 50% a sobrevida das pacientes vítimas de câncer de mama. O estudo também internacional, batizado de Cleópatra, contou com a participação de centros de referência em pesquisa no Brasil.

O pertuzumabeage de forma semelhante a uma vacina, atacando as células cancerosas e impedindo sua proliferação. O medicamento é recomendado para os casos mais avançados da doença, de acordo com Pedrini. “Não se trata de cura, mas da possibilidade de controle do câncer”, explica.

A nova droga está prevista para ser comercializada na Europa a partir deste mês, mas no Brasil ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve acontecer em 2013. Os dados sobre o uso do pertuzumabe foram publicados em janeiro na New England Journal of Medicine e validados em maio pela Agência Europeia de Medicamentos.

Prevenção também é fundamental -Para se ter uma ideia, no ano de 2010, ocorreram 49.240 casos de câncer de mama no Brasil e, em 2012, esperam-se 52.680 novos casos, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).Preocupada com o aumento da incidência de casos da doença, a SBM está promovendo a campanha, sem fins lucrativos, “Eu amo meus peitos”. A mesma tem o objetivo de chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar dos seus seios, de ir ao mastologista, da mamografia etc.

De acordo com o presidente da SBM, Dr. Carlos Ruiz, o mais comum é as mulheres consultarem o ginecologista e, na descoberta do câncer, o oncologista. “O diagnóstico precoce é essencial e determinante na busca pela cura que gira em torno de 95% quando a doença é detectada logo no início”, alerta o especialista.

Mulheres comuns são as estrelas da campanha da SBM, que já acontece há 12 anos. Para estimular o engajamento, um hotsite publicará fotos de peitos produzidas por internautas anônimas. A fanpage no Facebook e o canal no Twitter veicularão notícias sobre o câncer de mama e servirão de meio de comunicação para a população tirar dúvidas.

Diferentemente desta edição, as campanhas anteriores contaram com “madrinhas” bem conhecidas – celebridades inspiradoras de comportamentos, capazes de mobilizar a sociedade para o tema. Ana Maria Braga, Giovana Antonelli, Regina Duarte, Luiza Brunet e outras contribuíram para a ação, que sempre privilegia a prestação direta de serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira