Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2012 - 08:58

Diabetes e doenças bucais: uma via de mão dupla

Diabéticos têm maior propensão a desenvolver doenças gengivais e outros problemas bucais. Por isso, boa higiene e acompanhamento com dentista devem fazer parte da rotina dos cuidados de quem tem a doença.

Quem tem diabetes deve ficar atento à saúde bucal, pois ele está ligado à ocorrência de doenças gengivais. Segundo estudos, a relação entre o diabetes, a gengivite e a periodontite – causadas por acúmulo de placa bacteriana - é uma via de mão dupla: as pessoas com diabetes são mais suscetíveis às doenças gengivais do que os que não possuem a doença e o diabetes pode aumentar o risco de surgimento de doenças gengivais. Isso porque os diabéticos são, geralmente, mais suscetíveis às infecções bacterianas e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

A dentista Andréa Giestas explica que para evitar a ocorrência da gengivite e da periodontite é preciso que o diabético faça uma boa higiene, com escovação e uso do fio dental. “Além disso, ele deve consultar-se com um dentista a cada seis meses, se estiver tudo normal. Também é importante que ele informe ao dentista que é diabético e que não se submeta a tratamentos odontológicos se não estiver com o nível de glicose controlado. Se o paciente estiver tomando medicamentos também é importante informar ao profissional”, fala.

Outra recomendação dos profissionais é que o diabético evite fumar. O controle do nível de glicose no sangue também ajuda a evitar outros problemas bucais como boca seca, mau hálito, aftas, ulcerações e maior propensão a cáries.

Se o diabético apresentar sangramento gengival durante a escovação, gengivas avermelhadas ou sensíveis, mudança na altura da gengiva, mau hálito persistente, separação ou perda de algum dente, pus entre os dentes e a gengiva e mudança na adaptação de próteses deve procurar o dentista com urgência.

Cuidados bucais importantes para quem tem diabetes: .Manter diariamente uma boa higiene bucal, com escovação e fio dental |.Visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, para fazer uma limpeza e avaliação do estado de saúde bucal |.Informar ao dentista sobre o diabetes e, ao médico que acompanha a doença, caso seja constatado algum problema bucal, o tratamento a ser realizado. É importante que as taxas de glicemia estejam controladas |.Controlar seus níveis de glicose no sangue ajudará a evitar doenças gengivais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira