Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 09:35

Prêmio Santander de Empreendedorismo

Sistema de gerenciamento de crédito consignado, de estudantes do Rio de Janeiro tem dois finalistas. Se trata de ferramenta criada por Vinicius Carneiro e colegas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro visa melhorar desempenho dos correspondentes bancários.

Rio de Janeiro– Os alunos Vinicius Rangel Carneiro, do curso de Engenharia Eletrônica, Fausto de Oliveira Leite e Renan Loureiro Maldonado, de Engenharia de Sistema de Computação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveram o 2tech-Consig, um sistema de gerenciamento de crédito consignado para facilitar o dia-a-dia dos correspondentes bancários. Criado em plataforma web, a tecnologia oferece ferramentas de controle operacional, gestão de resultados e relacionamento com clientes, e pode ser acessada facilmente pela Internet.

O 2tech-Consig é um dos finalistas da terceira edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo, realizado pelo Banco, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação. Segundo o estudante Vinicius Rangel Carneiro, a ferramenta está sendo usada como projeto-piloto em oito correspondentes bancários do Rio de Janeiro.

“Dedicamos muito tempo no desenvolvimento desse sistema porque nosso objetivo era colocar no mercado uma tecnologia que atendesse a necessidade dos clientes. Visitamos 40 correspondentes bancários e percebemos que a maioria estava insatisfeita com a ferramenta utilizada. O nosso produto gerencia toda a operação de crédito consignado, permite o controle dos créditos concedidos e pagamentos recebidos e pode ser facilmente acessado pela Internet”, diz. A previsão dos engenheiros é que a nova tecnologia esteja totalmente pronta para ser comercializada a partir de dezembro.

Ao todo, são 23 projetos finalistas de estudantes de graduação e pós-graduação do País. A premiação final será realizada no dia 29 de novembro, em Brasília, após as premiações regionais em Porto Alegre (24/10), São Paulo (29/10) e Rio de Janeiro (31/10). Os vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu. No mesmo dia, também serão anunciados os vencedores do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, cujos finalistas serão divulgados em 9 de outubro.

Critérios de avaliação - O Prêmio Santander de Empreendedorismo tem como objetivo estimular a atitude empreendedora e é destinado a graduandos e pós-graduandos. Tem quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação. Os planos de negócios dos finalistas serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos). A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Universia Brasil - A Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.056 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em três eixos estratégicos: desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, apoio à Relação Universidade e Empresa e o fortalecimento da Mobilidade e Internacionalização.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de 5 anos, a parceria com 246 universidades, alcançou a marca de 1,9 milhão de usuários cadastrados e uma média mensal de 900 mil navegadores únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes, gestores e pesquisadores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Perfil Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 123,6 bilhões, R$ 130,5 bilhões de captações totais, que inclui recursos de terceiros administrados - R$ 34,3 bilhões em depósitos e R$ 52,1 bilhões em fundos de investimentos -, 7,8 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos-de-venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o sétimo do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 885 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem mais de 69 milhões de clientes, 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença na Alemanha, Itália, Espanha e outros nove países europeus. No primeiro semestre de 2007, registrou lucro líquido de € 4,45 bilhões, 39% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é a franquia bancária líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de pensão) por meio de 4,4 mil agências. Entre janeiro e junho deste ano, o Santander teve lucro líquido de US$ 1,8 bilhão na região, volume 28% superior ao apresentado no primeiro semestre de 2005.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira