Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 09:38

Pesquisa inédita do Ibope Mídia revela que o novo homem deixou de ser o Super-homem para virar Neo, personagem do filme Matrix

São Paulo – O Ibope Mídia apresentou no dia 3 de outubro, um estudo inédito sobre o comportamento e os hábitos do homem do século XXI durante o evento Maximídia 2007, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, em São Paulo. Uma das principais reflexões aponta que o dia-a-dia da família é considerado importante para o novo homem. Eles afirmam participar ativamente da educação dos filhos e declaram que, se possível, deixariam de trabalhar para dedicar-se exclusivamente à família.

“O Super-homem já não é mais o modelo de herói masculino. Atualmente, os homens tendem a admirar e desenvolver uma personalidade mais flexível como a do personagem Neo, do filme Matrix”, afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia Brasil.

A análise foi desenvolvida a partir de estudos regulares do Ibope Mídia (Target Group Index, Monitor Evolution, entre outros) e de uma pesquisa especial chamada Novo Homem, que levantou informações com a população masculina de 18 anos ou mais, em onze regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

Segundo a pesquisa, os homens representam 50% da população mundial. Nos Emirados Árabes está concentrada a maior proporção de homens na população (68%). Já na América Latina e no Brasil, o percentual de habitantes do sexo masculino fica em torno de 48%.

Casados e solteiros no BrasiL - Entre os homens brasileiros, 44% são casados. Curitiba é a cidade onde há a maior parcela de homens envolvidos em uma união estável (48%), enquanto Salvador é a cidade onde há a menor parcela (29%).

Praticamente 40% das brasileiras casadas têm até 34 anos. Entre os homens este número é 31%. Além disso, há mais homens solteiros no país (50%) do que mulheres solteiras(42%).

Paternidade e família - No Brasil, 76% dos homens casados são pais. Embora a percepção do impacto do tempo seja distinta entre homens e mulheres, 47% dos pais que trabalham afirmam ter dificuldade em conciliar trabalho, paternidade e casamento.

Mais da metade dos pais concordam que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos. O novo homem é companheiro e afirma que sua parceira pode contar com ele em qualquer situação (93%). Já entre as mulheres, essa opinião é menos otimista.

Trabalho - O trabalho é considerado uma carreira para mais da metade dos homens e muitos deles querem atingir o topo mais alto dessa carreira. Para 57% dos homens que trabalham, o dinheiro é a melhor medida do sucesso. Eles aproveitam quando surgem novas oportunidades e 52% declaram que estão dispostos a sacrificar o tempo com a família para progredir profissionalmente.

Embora as mulheres estejam em plena ascensão profissional, 57% dos cargos de direção e gerência são ocupados por homens e, enquanto metade do público feminino concorda que ambos têm as mesmas oportunidades profissionais, mais de 80% dos homens partilha dessa opinião. O novo homem considera-se preparado para lidar com mulheres mais bem sucedidas do que ele.

Comportamento - De acordo com a pesquisa do Ibope Mídia, 12% dos homens de 25 anos ou mais moram sozinhos e, mesmo sendo independentes financeiramente, 61% deles afirmam preferir morar com os pais. Para o novo homem, o interesse pela cozinha ganhou importância nos últimos anos, especialmente entre os porto-alegrenses e entre quem tem mais de 40 anos. Essa importância é ilustrada na realização de atividades cotidianas como fazer compras no mercado (60%) e executar tarefas domésticas (70%).

Valores - O estudo comprova que os homens têm uma postura conservadora em relação aos seus valores: 21% concordam que o lugar da mulher é dentro de casa. Entretanto, 72% afirmam ser a favor do divórcio.

Satisfação - O grau de satisfação masculina é bastante alto: 95% consideram-se felizes e 59% estão satisfeitos com seu estilo de vida. Se pudessem, 72% gostariam de mudar algo em sua vida.

Em relação à vida sexual, 97% dos mineiros declaram-se satisfeitos, ante 94% dos homens dos demais estados do país. Um dado curioso aponta que 12% afirmam já ter usado remédio para disfunção erétil – em Recife, o número sobe para 28%.

Consumo - Embora o novo homem faça algumas compras da casa sozinho, ele não dispensa a opinião feminina. Eles são mais planejados do que as mulheres e são fiéis às marcas que gostam.

O novo homem é cauteloso, mas o preço não é um fator determinante, já que ele valoriza produtos de qualidade e prefere marcas refinadas. Esses homens vão menos às compras, porém, quando vão, gastam mais. A média de gasto mensal com cartão de crédito é de R$ 482. Eles costumam gastar em compras pessoais cerca de 15% mais do que as mulheres.

Saúde e bem-estar - O novo homem procura manter uma alimentação saudável, porém, não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos nem opta por produtos light/diet.

No geral, os homens estão muito satisfeitos com a aparência, consideram importante manterem-se jovens e a maioria pagaria qualquer preço pela sua saúde. Apesar disso, um terço é fumante regular, principalmente os solteiros.

Atualmente, 56% deles afirmam usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.

Mídia e informação - No rádio, os homens preferem programas esportivos e noticiários. Ao ler jornal, os temas mais procurados pelos casados são esportes, automóveis, construção e imóveis, enquanto os solteiros lêem páginas de entretenimento, informática e turismo.

Conclusão - A pesquisa mostra que o novo homem tem sede de mudança, mesmo satisfeito com seu estilo de vida. Ele sabe onde quer chegar, é ambicioso no trabalho, mas faz questão de participar do dia-a-dia da família. Embora o novo homem apresente traços de conservadorismo, ele está em constante evolução.

Perfil do super-homem - O personagem é o escudo da humanidade ao defender, sozinho, as pessoas das incidências do mal. Protege a todos com seu peito de aço. O herói é símbolo de fortaleza, onipotência e independência.

Perfil do Neo, de Matrix - Este personagem representa as habilidades do homem atual: é flexível, disciplinado, criativo, tolerante e, principalmente, humano. É capaz de assumir seu medo e de trabalhar em equipe. Reinventa-se para adaptar-se às mudanças e ao futuro.

Perfil do Ibope Mídia - O Ibope Mídia é a empresa do Grupo Ibope responsável pelas pesquisas de comunicação, mídia, consumo e audiência. Líder na América Latina, o Ibope Mídia está presente em 12 países, sendo reconhecido pela alta qualidade no levantamento de audiência, investimento publicitário e outras pesquisas quantitativas nos mais diversos veículos.| * Mais detalhes: http://www.ibope.com.br/midia/downloads/midia_novohomem_out07.pdf

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira