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29/06/2012 - 09:56

Estudo da Visa ajuda os pais a educarem seus filhos adolescentes sobre gestão responsável do dinheiro

Segundo estudo, é muito importante para os pais acompanhar como os filhos gastam sua mesada.

A competência da gestão financeira é uma questão fundamental para os pais na hora de discutir as importantes lições que os adolescentes devem aprender antes de alcançar a idade adulta. Compreender como e onde os jovens gastam as suas mesadas é também um fator importante na hora de transmitir os ensinamentos sobre orçamento e poupança.

Para entender melhor o estilo de vida dos adolescentes, seus hábitos e as preocupações de seus pais, a Visa encomendou um estudo feito com adolescentes entre 13 e 18 anos de idade na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México. O estudo revelou que esta geração é cada vez mais independente e busca formas de se comunicar e compartilhar informações com seus amigos – muitas vezes utilizando a Internet e seus telefones celulares como meio de comunicação e compartilhamento – enquanto os pais buscam mais controle e querem saber o que seus filhos estão fazendo e se certificando de que não coloquem em risco a sua segurança.

“Os jovens de hoje representam a próxima geração de consumidores e a Visa está comprometida a se aliar com os pais para promover a educação financeira e ajudá-los a transmitir conceitos fundamentais para a gestão responsável do dinheiro para esses consumidores do futuro”, afirma Jose Coronel, diretor executivo de produtos pré-pago da Visa Inc., para a América Latina e Caribe. “Através de nosso programa de educação financeira, dos nossos produtos e serviços, oferecemos aos pais uma forma simples de ensinar às crianças hábitos responsáveis”, finaliza o executivo.

O estudo também confirmou o significativo poder aquisitivo deste grupo demográfico na região e o papel que os adolescentes têm no mercado, tornando este segmento da população um público interessante, no qual não se pode perder de vista na hora de prever e acompanhar as tendências de consumo no futuro. Entre as principais conclusões está o fato que esta geração, que nasceu na era digital, confia implicitamente no comércio eletrônico através dos dispositivos móveis. Apesar disso, frequentemente eles não possuem um meio de pagamento válido para ter acesso a esses comércios, o que significa que existem grandes oportunidades para migrar as transações que atualmente são feitas em dinheiro para os pagamentos eletrônicos no ponto de venda, nos canais emergentes e, além disso, oferece aos pais a capacidade de terem um controle mais eficiente sobre os gastos dos filhos.

Principais conclusões do estudo :1. Preocupação dos pais -O estudo revelou algumas prioridades e preocupações que são chave para os pais em relação aos hábitos de seus filhos, os quais incluem saber como e onde os filhos gastam seu dinheiro, assegurar-se de que seus filhos pratiquem hábitos seguros e responsáveis na Internet, ensinar habilidades para gerenciar o orçamento e oferecer-lhes ferramentas de pagamento seguras e convenientes.

2. Confiança na Internet -45% dos adolescentes brasileiros entrevistados escolheram a Internet como uma das suas mídias preferidas. Além disso, 79% disseram que usam a Internet pelo menos uma vez na semana e suas atividades mais frequentes online incluem ficar no chat (86%), enviar e receber emails (78%), assistir vídeos (69%), preparar trabalhos escolares (63%), participar de redes sociais (54%), e jogar (50%).

No ambiente online, os adolescentes frequentemente carecem de supervisão e publicam livremente fotos, vídeos e outros tipos de informação privada. Esta geração é bastante experiente nas atividades da Internet e 47% delas passa ao menos de uma a três horas navegando diariamente. Entre os pais pesquisados, essa tendência dos adolescentes foi a mais preocupante.

3. Penetração dos telefones celulares -A penetração dos telefones celulares é extremamente alta no Brasil, com uma média de 65% entre os adolescentes pesquisados. 88% dos jovens brasileiros afirmaram que possuem um celular pré-pago, 33% que pagam seu próprio aparelho e 41% afirmaram ter acesso à Internet móvel.

Além disso, o estudo revelou que os jovens da América Latina utilizam seus telefones de diversas formas, que incluem fazer chamadas (84%), enviar mensagens de texto (80%), ouvir música (69%), como relógio despertador (63%), para tirar e ver fotos (58%) e para jogar (57%), entre outros usos.

4. Hábitos de gastos dos adolescentes -Apesar de não contarem com empregos em tempo integral e muitos deles sequer trabalharem, este grupo etário tem poder aquisitivo já que a maioria recebe uma mesada de seus pais ou avós. Em média, 83% dos jovens brasileiros disseram que gastam todo o seu dinheiro no curto prazo. Aproximadamente 74% dos entrevistados afirmaram gastar seu dinheiro em comida, enquanto 76% gastam em compras por impulso, 33% com material escolar, 47% com transporte público, 37% com roupas, 22% com seu telefone celular e 29% em festas. Além disso, uma alta proporção de adolescentes pede regularmente dinheiro aos seus amigos para cobrir suas despesas e 20% dos entrevistados usam parte do seu dinheiro para pagar estas dívidas.

Com a exceção do transporte público e das compras realizadas em pequenas lojas ou vendedores de rua, estes custos têm o potencial de serem migrados para os meios de pagamento eletrônico. Ao mesmo tempo, em muitas dessas categorias de gastos, como roupa e materiais escolares, as compras poderiam ser feitas online.

5. Acesso limitado aos serviços bancários -A grande maioria dos adolescentes no Brasil não tem acesso aos serviços bancários. Somente 10% dos entrevistados possuem uma conta no banco e a grande esmagadora maioria dessas contas são de poupança.

Apesar deste mínimo acesso aos serviços bancários, 17% dos adolescentes entrevistados têm algum tipo de poupança. Desses, 20% mantêm o dinheiro em casa e 67% mantêm no banco. Cerca de 62% afirmaram ter um cartão de débito.

Educação Financeira e os programas de pré-pago da Visa na América Latina -A Visa Inc. mantém um sólido compromisso com a tarefa de promover a educação financeira e o conhecimento das competências financeiras básicas. Os jovens de hoje representam a próxima geração de consumidores, e, por este motivo, a Visa está se aliando aos pais com o objetivo de ajudá-los a ensinar algumas habilidades para preparar o orçamento e administrar o dinheiro de forma responsável.

Lançado pioneiramente em 2005, o "Finanças Práticas" é o programa de educação financeira da Visa do Brasil, que tem como principal objetivo a conscientização quanto à importância do planejamento financeiro, não apenas resumido à organização do orçamento pessoal, mas também como uma ferramenta para a realização de sonhos e garantia de um futuro tranquilo. O programa Finanças Práticas também está nas redes sociais com uma fan page no Facebook, um perfil no Twitter e aplicativos de calculadoras para iPhone, iPad e iPod Touch.

Visa Jovens -Os cartões pré-pagos são uma solução ideal, oferecendo aos pais uma ferramenta didática e prática, e aos adolescentes um método de pagamento seguro e conveniente. O cartão pré-pago Visa para jovens é recarregável e foi criado para os adolescentes. Este cartão também funciona como uma ferramenta para ajudar os pais com a tarefa de ensinar aos adolescentes como fazer um orçamento, gestão do dinheiro e como fazer compras conscientes, pois os limites de gastos são definidos pelo valor de dinheiro que os pais carregaram no cartão. Quando um adolescente faz uma compra com o cartão pré-pago Visa para jovens, o valor da compra é deduzido do saldo carregado no cartão. Quando o saldo está baixo, os pais podem transferir dinheiro para o cartão, ou seja, “recarregar”, utilizando seu cartão de crédito, débito ou a conta corrente. O cartão pode ser usado em qualquer lugar onde se aceita Visa.

O cartão pré-pago Visa para jovens também permite aos pais supervisionar os gastos de seus filhos, controlando as compras e estabelecendo limites de gastos através de uma ferramenta online. O cartão é mais seguro que dinheiro, pois a Visa protege os pais e os adolescentes em caso de perda ou roubo do cartão. A opção é perfeita para os gastos do dia a dia, para as compras online de música e jogos e oferece uma grande tranquilidade em caso de emergência. Este cartão oferece aos pais uma alternativa conveniente para não ter que ir ao caixa automático cada vez que seu filho precisa de dinheiro e é também uma ferramenta perfeita para os pais e adolescentes começarem a falar sobre orçamento, despesas e responsabilidade financeira.

Estudo Visa Jovens -A Visa encomendou um estudo de investigação do mercado entre adolescentes de 13 a 18 anos de idade e seus pais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México. Foram realizadas 4.832 entrevistas telefônicas, pesquisas online e visitas domiciliares. A pesquisa foi feita em agosto de 2010 pela Kitelab.

Sobre a Visa: a Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Essa moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a VisaNet – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito nem fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. [www.moedadoprogresso.com.br e http://brasil.blog.visa.com].

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