Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2012 - 08:06

Indra soma a capacidade dos satélites RapidEye ao seu serviço de observação da terra

A companhia é a única empresa na Espanha que comercializará as imagens feitas por esta constelação de satélites . Indra oferecerá aos seus clientes uma capacidade de monitoramento do território sem precedentes graças a frequência da revista diária do RapidEye. O acordo fechado reforça a oferta de produtos e serviços de teledetecção da Indra para a gestão do território, recursos naturais e situações de emergência e segurança.

A Indra firmou um acordo que a torna a única empresa que comercializará na Espanha as imagens da constelação de cinco satélites RapidEye. A companhia reforça com isto o serviço de observação da Terra que presta às administrações públicas, empresas e organizações nacionais e internacionais que necessitam realizar um monitoramento preciso do território.

Com esta aliança, a Indra melhora a oferta de produtos e serviços de teledetecção específicos para aquelas entidades que fazem a gestão de recursos naturais – zonas florestais, recursos hídricos-, atividades econômicas ligadas ao meio-ambiente – agricultura, mineração, exploração florestal, etc.-, obras civis, topografia e gestão de emergência e segurança em caso de desastre, entre outras atividades. Os satélites de RapidEye formam parte do catálogo de satélites Categoria-1 da Agência Espacial Europeia (ESA), o que confirma a relevância internacional do acesso a dados deste tipo.

Os sensores a bordo destes satélites se distinguem por oferecer imagens de alta resolução (5m. por pixel) em cinco cores: roxo, verde, azul, infravermelho e red Edge. Esta última banda está diretamente relacionada com a presença de nitrogênio, tanto em plantas (vegetação, por seu conteúdo em clorofila) como em um solo. Além disso, esses satélites oferecem uma flexibilidade de programação, um tempo de revisão e um preço por km2, que até o momento nenhum outro satélite com suas características oferece.

Toda esta informação permitirá a Indra, por exemplo, elaborar produtos e serviços de teledetecção avançados que facilitem o monitoramento dos cultivos, podendo adiantar dados de produção, estimar danos por fenômenos adversos ou a demanda de água que requeiram zonas de irrigação. Esta informação permite prever eventos e tomar as decisões corretas em cada caso.

Graças a este acordo, a Indra tem acesso a imagens de qualquer ponto do planeta tomadas diariamente. Por outro lado, o acordo fechado possibilita a Indra oferecer aos seus clientes imagens de áreas extensas, inclusive a escala nacional ou internacional. Esta capacidade será reforçada com o acesso a um arquivo histórico de imagens de mais de 3.000 milhões de km2.

Experiência internacional -A Indra conta com uma equipe de mais de 30 profissionais especializados em tratamento de imagens satelitais provenientes dos mais diversos sensores e mais de 30 anos de experiência neste âmbito. Sua atividade se concentra na geração de ortoimagens de satélite e produtos de alto valor agregado. Esta equipe se encarrega de desenvolver novas aplicações, cadeias de processo, automotização e sistemas de tratamento e armazenamento massivo de dados, assim como o desenvolvimento ajustado as necessidades específicas de cada cliente, tanto de teledetecção quantitativa como qualitativa. Também realiza desenvolvimentos próprios para a difusão dos resultados, como é o caso da criação de Geoportais.

A Indra tem participado dos principais programas europeus relacionados com obervação da Terra. Assim por exemplo, é uma das empresas mais envolvidas em GMES (Global Monitoring Environment and Security), o programa impulsionado pela UE e a Comissão para dotar a Europa de capacidade autônoma de observar o planeta e o Espaço. Atualmente participa de um programa GMES Initial Operations for Land Services (GIO-Land) para a Agência Medioambiental Europeia (EEA) na elaboração de cartografia pan europeia de zonas húmidas, pastos e lençóis de água. Em este último programa se trabalha precisamente desde início de 2012 com uma cobertura dos satélites Rapideye.

Assim mesmo, a Indra tem desenvolvido um sistema de processo de dados do satélite europeu para meio ambiente SMOS. Este satélite tem permitido pela primeira vez na história contar com imagens da saúde dos oceanos e umidade do terreno de todo o planeta, fatores chave para entender o ciclo da água na Terra. Por outro lado, a companhia tem proporcionado à Espanha o suporte e manutenção do Sistema Integrado de Gestão e Tratamento de Dados das Imagens (SIGESTREDI) e do Satélite militar Helios. Também tem desenvolvido o monitoramento do satélite Pleiades e lidera o desenvolvimento das missões do Ingenio e Paz, os dois primeiros satélites próprios de observação da Terra a Espanha disporá.

Indra é uma das principais multinacionais de tecnologia da Europa e América Latina. É a segunda companhia européia do setor em investimento em P&D, com 550 M€ investido nos últimos três anos. As vendas em 2011 alcançaram 2.688 M€ e na atualidade mais da metade da receita procede do mercado internacional. Conta com 40.000 profissionais e com clientes em 118 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira