Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2012 - 08:54

Oportunidades de negócios para Olimpíada de 2016 e no setor energético em debate na Amcham Rio

Diante do quadro de investimentos maciços no Estado fluminense em vista da realização de grandes eventos e da vocação natural do Rio de Janeiro para o segmento de energia, a Câmara de Comércio Americana (Amcham Rio, em parceria com o Brazil-U.S. Business Council) realizou palestras em sua sede no Centro abordando dois temas que despertam interesse do empresariado: os Jogos Olímpicos de 2016 e o setor energético, com destaque para formas renováveis e alternativas.

O gerente de suprimentos do Comitê Organizador Rio 2016, João Saravia, abordou as principais demandas da competição e as oportunidades de negócios que poderão atrair o empresariado nacional e multinacional, interessado na visibilidade que um dos maiores eventos do mundo pode gerar. Segundo o palestrante, os números que envolvem os Jogos Olímpicos impressionam: são 41 competições mundiais em 17 dias, reunindo a elite do esporte; 11 mil atletas de cerca de 205 países; 21 mil jornalistas credenciados; 90 mil voluntários; mais de 6,5 milhões de ingressos vendidos. Para realizar um evento deste porte é necessária a participação de inúmeros fornecedores. “A busca é por parceiros com expertise máxima, como, por exemplo, muitas companhias que já tenham tido experiências nas competições anteriores. È preciso que enxerguem os Jogos como oportunidade de negócio. Para os interessados, o Comitê Organizador Rio 2016 irá disponibilizar, no segundo semestre deste ano, um portal em seu site para cadastrar as empresas”.

João Saravia salientou que as companhias interessadas em ser fornecedoras dos Jogos de 2016 precisam cumprir requisitos que ainda serão definidos pelo Comitê. Mesmo após a Rio+20, a sustentabilidade permanece em pauta. Os organizadores da Rio 2016 lançarão o Guia de Cadeia de Suprimentos Sustentáveis, que abordará aspectos sociais, econômicos e ambientais que deverão ser observados antes, durante e depois da competição. O Gerente de Suprimentos do Comitê Organizador Rio 2016 ainda ressaltou que cerca de 80% dos fornecedores da Olimpíada que acontecerá no Brasil serão contratados até 2015.

Energia limpa- Em outro momento do debate na Amcham Rio, foram abordados temas relacionados ao setor energético, especialmente sobre formas renováveis e alternativas com a participação do Consultor de Energia da Confederação Nacional da Indústria, Carlos Senna. O palestrante citou a posição de destaque do Brasil: “Cerca de 45% da matriz energética brasileira é renovável, o que confere liderança ao país na competição por fontes limpas, sobretudo por conta das hidrelétricas. O país também é pródigo em outras alternativas, como eólica, solar e biomassa, que serão sempre complementares, porém também importantes”.

Carlos Senna também destacou as fontes de energia renováveis como oportunidades de negócios. Segundo ele, apesar das previsões de investimentos maciços em energia fóssil, a utilização de fontes renováveis também apresentará crescimento significativo nos próximos anos.

Amcham-Rio -A Câmara de Comércio Americana é uma das mais antigas entidades empresariais do país. Fundada em 1916, a Amcham-Rio é uma instituição sem fins lucrativos afiliada à U.S. Chamber of Commerce, e foi a primeira Câmara Americana da América Latina. Além do compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a melhoria constante de suas relações com os Estados Unidos, a Amcham tem trabalhado intensamente contra as barreiras ao livre comércio e a proteção de marcas e patentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira