Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 10:08

Flagship do Spoleto festeja seu primeiro aniversário com presença na CowParade


Loja-conceito da rede exibe em sua calçada, até 26 de novembro de 2007, a vaca Massa Muscular, feita de macarrão.

A flagship do Spoleto no Rio de Janeiro completa seu primeiro aniversário neste mês de outubro como segunda no ranking de vendas/hora da rede em todo o Brasil, chegando a servir 192 clientes em 60 minutos. Para comemorar o bom desempenho, a loja-conceito, que funciona na Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade, foi escolhida para ostentar a vaca “Massa Muscular”, “adotada” pela rede na CowParade, a divertida exposição internacional que chega às ruas do Rio e fica até 26 de novembro de 2007.

“A participação na CowParade faz parte da estratégia de apoiar eventos artísticos e culturais da cidade, reforçando a imagem já consolidada na rede, de unir arte com culinária”, afirma Jacqueline Lopes, gerente de marketing do Grupo Spoleto. Ela também destaca o papel de responsabilidade social da rede, uma vez que a mostra será encerrada com um leilão cuja renda será revertida para uma instituição beneficente.

Feita com 14 quilos de macarrão resinado, a escultura assinada pelo designer Alexandre Fernandes, da agência de publicidade McCann-Erickson, ficará exposta na calçada em frente à loja e promete ser a sensação entre os milhares de pedestres que transitam diariamente pelo local. Para ressaltar os músculos da vaca, fios de spaghetti resinados, colados minuciosamente lado a lado, formam a textura das fibras musculares no corpo do animal, feito em fibra de vidro. No acabamento, a escultura, em tamanho natural, recebeu uma camada de tinta e verniz.

“Para completar o inusitado da obra, a vaca está absorta, comendo placidamente um prato de macarrão – o que, de certa forma, explica a sua constituição muscular: é resultado da ingestão de massas”, afirma o designer Alexandre Fernandes, que brinca com a proposta de lançar a campanha “Coma mais massas e menos vacas”.

Mais sobre a loja-conceito - Localizada na Rua Sete de Setembro, no coração nervoso do centro da cidade, a loja-conceito representou o maior investimento da rede: R$ 1,35 milhão, em 540 metros quadrados de área construída, ocupando um casarão colonial de quatro andares. “Outro diferencial importante é que é a única da rede no Rio de Janeiro que possui café e wireless”, destaca henrique Pamplona, gerente nacional de lojas próprias do Spoleto. O serviço de acesso à internet é gratuito para os clientes após as 14h. O ambiente reúne mesas e cadeiras reservado para bebidas quentes (cafés, chocolates e chás) e comidinhas que fogem ao trivial, como cones italianos e focaccinas.

Seguindo a tendência de unir arte e culinária, o restaurante da Sete de Setembro também abriga mais um Espaço Spoleto de Arte, onde são realizadas vernissages e exposições promovidas pelo premiado Projeto Cultural Spoleto. Totalmente auto-sustentável, este projeto aproveita os restaurantes da rede no Brasil, México e Espanha como pontos de difusão do trabalho de artistas brasileiros contemporâneos, para estimular e viabilizar o colecionismo.

Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto possui atualmente 187 restaurantes – 175 no Brasil e 12 no exterior –, sendo 25 lojas próprias e as demais administradas por meio de franquia. Do total de lojas no Brasil, 50 estão no Rio de Janeiro. Em setembro de 2005, a rede chegou ao México e em janeiro de 2007 à Espanha. Hoje, conta com cinco unidades na Espanha e sete no México. Desde dezembro de 2004, o Spoleto é o gestor da Domino´s Pizza no Brasil, com 22 lojas em cinco estados, sendo 14 delas no Rio de Janeiro.

Perfil da CowParade - Considerada uma das exposições de rua mais divertidas do mundo, a CowParade reúne vacas em fibra de vidro no tamanho natural, pintadas por diversos artistas, que ficam espalhadas pelos pontos mais movimentados de uma cidade. Nos últimos nove anos, foi vista por mais de 100 milhões de pessoas em 37 cidades de todo o mundo.

No Brasil, a mostra já passou por Belo Horizonte, São Paulo e desembarca agora no Rio de Janeiro, com apoio da Oi, que patrocinará 35 vacas, incluindo cinco esculturas diferenciadas. A estimativa é que o Rio seja campeão em número de esculturas no Brasil, onde são esperadas cerca de 100 peças.

Ao final de cada mostra, acontece um leilão, cuja renda é revertida para projetos sociais das cidades expositoras. A CowParade já arrecadou US$ 11 milhões para projetos sociais. Na versão carioca, o leilão acontecerá no dia 11 de dezembro e a organização escolhida para a doação foi a “Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro”, ligada ao governo municipal. A abertura oficial da mostra para convidados especiais será dia 2 de outubro, no Jockey Club.

O artista - Carioca, 30 anos, formado em Desenho Industrial pela UFRJ, Alexandre Fernandes faz parte do núcleo de criativos da McCann-Erickson do Rio de Janeiro há quatro anos. Ele atuou como designer freelancer para a L’Oreál de Paris, desenvolvendo lançamentos de produtos, durante dois anos.

Em seguida, decidiu estudar em Nova Iorque (EUA), onde pôde complementar sua formação com cursos na School of Visual Arts, com grandes nomes do design gráfico contemporâneo como David Carson e Ed Benguiat. De volta ao Brasil, ingressou na publicidade como diretor de arte da Mccann-Erickson, tendo sido reconhecido em prêmios como FIAP, El Ojo, LIA, Prêmio Abril entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira