Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2012 - 07:50

ISSCT: oportunidades de negócios em 2013

Considerados a Copa do Mundo do setor sucroenergético, congresso e exposição acontecem no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Ribeirão Preto- O Brasil será sede em 2013, da 28ª edição do Congresso ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), o principal evento do setor sucroenergético para o debate das inovações tecnológicas e intercâmbio comercial da cadeia produtiva da cana de açúcar. O congresso acontece entre os dias 24 e 27 de junho de 2013, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A programação inclui visitas técnicas às instituições de pesquisa e em usinas, da região de Piracicaba e Ribeirão Preto, entre os dias 20 e 21 de junho, no Pré Congresso, e em empresas fornecedoras da agroindústria durante o Pós Congresso, que será realizado entre os dias 28 e 30 de junho. Esta etapa do programa abrangerá as áreas agrícola e industrial e servirá para os participantes conhecerem equipamentos e soluções para o setor sucroenergético.

O congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists) no Brasil, reunirá mais de dois mil congressistas do mundo inteiro. Já na exposição, são esperados mais de cinco mil visitantes que poderão conferir as novidades de 150 expositores. Fundada em 1924, a ISSCT é a sociedade de maior representatividade mundial no setor sucroenergético congregando mais de 70 países produtores da cana-de-açúcar e seus produtos. A entidade tem como objetivo promover a transferência de tecnologia desenvolvida pelos países associados que é difundida através de congressos realizados a cada três anos. Em 2013 será a terceira vez em que o Congresso, é realizado no Brasil - as outras edições ocorreram em 1977 e 1989.

Realizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil), essa edição será organizada pela Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado . "O Brasil é o maior produtor de agroenergia do mundo, temos muita tecnologia e conhecimento para mostrar", assegura o diretor da Reed Multiplus, Fernando Barbosa, lembrando que a promotora tem know how em eventos do segmento sucroenergético, promovendo as feiras Fenasucro & Agrocana, Sucronor e Sucroeste. Afirmação compartilhada com José Paulo Stupiello, presidente da STAB Nacional. "Temos a expectativa que essa edição da ISSCT seja a melhor entre todas as demais realizadas, afinal, o setor canavieiro do Brasil é referência em modernidade e tecnologia", diz Stupiello, comentando que o evento conta com o apoio das principais entidades ligadas à cadeia sucroenergética: UNICA, CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), ESALQ/USP, APTA, IAC, GEGIS, ORPLANA, CANAOESTE, IAC,Copersucar, UDOP, Coplacana, CEISE BR, SIMESP, SMTEC, APLA/APLEX e RIDESA.

Exposição -Em paralelo ao Congresso acontecerá a Exposição ISSCT 2013, que contará com empresas fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva da cana de açúcar. Além dos congressistas, os expositores receberão visitantes, que terão acesso gratuito à exposição.

Entre os expositores, tem destaque a Irriga Brasil Comércio e Indústria de Máquinas Ltda. Com sede em Pinhais/PR, a empresa já esteve em congressos da ISSCT na Guatemala e África do Sul, além da última edição realizada no México, em 2010 e justifica sua presença pelo contato com profissionais ligados diretamente ao setor sucroalcooleiro."O Brasil é hoje uma referência mundial na produção de etanol e açúcar proveniente da cana, e poderá mostrar aos participantes um pouco da tecnologia utilizada neste segmento", afirma Hélio Erzinger, gerente administrativo da empresa. "São Paulo é o principal estado no segmento de cana-de-açúcar, tanto em Usinas/Destilarias, como em fábricas de componentes para a indústria, e é o ponto ideal para tal Congresso", diz o executivo, completando “Temos boas perspectivas para o evento, principalmente na parte de etanol”. A Irriga Brasil levará para a exposição produtos direcionados à linha de irrigação e fertirrigação da cana de açúcar, bem como áreas de vivência.

Dedicada ao mercado internacional, a Interunion Comércio Internacional Ltda também já levou seus serviços para outros eventos da ISSCT. Fundada em 1987, a empresa tem escritório em Ribeirão Preto/SP e é especializada em soluções técnicas, comerciais e financeiras para projetos destinados para a indústria de açúcar e etanol. Segundo o gerente de Projeto da Interunion, Victor Martinelli, a realização do evento no Brasil traz um foco maior para o mercado nacional, além do que, ter como sede a capital paulista é adequado, pois facilitará muito em termos logísticos para os estrangeiros. "Levaremos para o evento serviços de trading de equipamentos e projetos em regime Turn key (projetos que envolvem desde a elaboração do budget à entrega da planta em funcionamento). Temos expectativas de network e acompanhamento das novas tendências do mercado", assegura Martinelli.

O feedback foi tão bom na última edição do congresso, que a TGM Turbinas Indústria e Comércio Ltda garantiu sua marca, como também será uma das patrocinadoras da edição brasileira da ISSCT. "É um expressivo meio de divulgação das empresas do setor sucroenergético, levando para diversos estados e países a evolução dos produtos e serviços deste segmento", alega a empresa. Com grande expectativa, a TGM assegura ser uma grande oportunidade para as empresas encontrarem nesta feira técnicos/clientes/amigos para contatos futuros, principalmente estarem ao lado de seus clientes. "Os compradores hoje estão buscando soluções e a TGM levará toda a sua experiência em soluções integradas em estudos de balanços térmicos, engenharia de aplicações/ engenharia operacional/ manutenção planejada/ serviços de campo/ turbinas para geração de energia e acionamentos mecânicos e redutores planetários e eixos paralelos". Sediada em Sertãozinho/SP, a TGM é uma empresa de capital 100% brasileiro que fornece soluções e equipamentos para acionamentos de geradores de energia elétrica, principalmente renovável.

Já a Dedini, através de suas empresas, participou praticamente todas as edições do Congresso da ISSCT, entre as mais recentes, as edições da Tailândia, Colômbia, Índia, Austrália, Guatemala, África do Sul e México. "Nossa motivação consiste no fato de o Congresso da ISSCT ser o maior e mais importante evento tecnológico mundial do setor canavieiro, setor para o qual somos a maior desenvolvedora e fornecedora de tecnologia de plantas completas e equipamentos. Estivemos entre as empresas patrocinadoras do XX Congresso, realizado em São Paulo em 1989. No XXVI Congresso, realizado na África do Sul em 2007, e no XXVII, em 2010, ocorrido no México, atuamos como expositores", explica José Luiz Olivério, vice-presidente de Tecnologia e Desenvolvimento da Dedini.

Ele ressalta que para o Brasil a realização do Congresso da ISSCT é de máxima relevância, tendo em vista que a ISSCT é a mais importante entidade mundial de tecnologia do setor canavieiro, agrícola e industrial e atrai os mais conceituados cientistas, técnicos e especialistas mundiais, com os quais os equivalentes brasileiros terão o benefício da convivência, do desenvolvimento de relacionamentos e da troca de experiências. "Para a ISSCT e os participantes do resto do mundo o beneficio também é grande, pois o Brasil tem o maior, mais novo e mais avançado setor sucroenergético, portanto temos muito a oferecer aos visitantes", diz Olivério, lembrando que "São Paulo é uma metrópole que poderá abrigar os 1500 delegados, e tem um sistema de rodovias e aeroportos capaz de conectá-los às grandes usinas brasileiras e aos polos sucroenergéticos".

Com boas expectativas, o executivo acredita na retomada dos investimentos do setor, no Brasil, e vislumbra que em 2013, o interesse mundial pelo etanol irá ser maior do que o de hoje, com novos projetos em andamento, nas Américas, África e Ásia. "Nós, da Dedini, recordamos que foi no último Congresso ISSCT, no México, que começaram as tratativas para a venda de um difusor modular sem correntes para a Colômbia, e também durante o evento foi concluída a venda de um terno de moenda para o México", conta o vice-presidente, adiantando que a empresa terá lançamentos de produtos que ainda estão em fase final de desenvolvimento.

Responsável pela programação do pós congresso e pela exposição, o secretário executivo do APLA (Arranjo Produtivo do Álcool) Flávio Castellar destaca o diferencial que o Brasil tem a oferecer para a indústria de bioenergia, ao contrário de outros países que já foram sede do congresso. "O Brasil é o celeiro dessa tecnologia. Vai ser um marco essa versão, pois da edição de 1989 para cá, o país amadureceu, cresceu e melhorou o processo tecnológico", diz Castellar, completando "São Paulo é o estado locomotiva do Brasil, corresponde a 65% da cana de açúcar do país, mas está na vanguarda de sustentabilidade, a meta é baixar em 20% a emissão de CO2 até 2020, tendo como data base, o ano de 2005 e um dos pilares para essa redução é o setor de bioenergia" , afirma o secretário.

Como participar -A filiação a ISSCT é obrigatória para participar de qualquer atividade do congresso, seja como expositor ou congressista. Essa afiliação é renovada a cada três aos, por ocasião da realização do congresso e pode ser feita na secretaria da ISSCT- www.issct.intelnet.mu.

Congresso e Exposição ISSCT 2013, de 24 a 27 de junho de 2013 |Exposição: 9h às 19h |Congresso: 8h às 17h, no Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro/SP [www.issct2013.com.br ].

Reed ExhibitionsAlcantara Machado -Criada em 2007, a Reed ExhibitionsAlcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Reed Multiplus -Em fevereiro de 2011, a Multiplus Feiras & Eventos integra-se também ao grupo Reed Exhibitions, empresa com 25 anos de atuação no segmento e com sede em Ribeirão Preto (SP). Com isso, a promotora ampliou seus eventos nos setores de agronegócios, sucroenérgico e moveleiro. A empresa tem em seu quadro cerca de 40 colaboradores e um portfólio de dez eventos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira