Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2012 - 08:44

Agência de Branding esportivo e experiência de marca da FIFA, FIVB, FIBA e nba chega ao país

Lançada no dia 03 de julho (terça-feira),works brasil produzirá o vídeo de apresentação da elvis experience, a ser realizada em São Paulo.

O CEO e fundador da Works UK, Roy Webber, anunciouno dia 03 de julho (terça-feira), o lançamento de sua primeira operação fora da Europa, a Works Brasil, mais completa agência de branding esportivo e experiência de marca, também especializada em projetos audiovisuais inovadores e eventos corporativos. A nova agência acaba de fechar seu primeiro cliente – a 2 Share -, responsável pela organização do Elvis Experience Brasil, exposição interativa do rei do Rock para a qual vai produzir o vídeo de apresentação.

A Works Brasil chega ao País com a expertise de mais de 23 anos da operação inglesa em branding esportivo para marcas como a FIFA, UEFA, IAAF, FIVB E NBA, bem como projetos audiovisuais e eventos corporativos para a Carlsberg, Warner Bros e Ernst & Young, entre outros.

A articulação para a criação da agência no País começou em 2010 quando os quatro sócios se encontraram no Rio de Janeiro, durante a realização da Rio Sports Expo. “No ano seguinte”, diz Webber, “retomamos os contatos, porque eu já estava interessado em buscar parceiros locais para alavancar negócios no Brasil”. Para ele, a escolha pelo País para implantar sua primeira operação fora da Europa, tem a ver “com o excelente momento pelo qual passa o Brasil, principalmente pela realização dos dois maiores eventos esportivos mundiais” – a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016

Com escritório na Alameda Campinas, região da Avenida Paulista, em São Paulo, a Works Brasil vai desenvolver trabalhos para empresas interessadas em promover experiência de marca para seus consumidores, seja por meio do branding esportivo, seja em eventos corporativos e projetos audiovisuais. De acordo com os sócios, “ainda não existe, no País, uma agência tão completa, que contemple todos os serviços em todas estas áreas”.

Um dos diferenciais da agência brasileira em relação ao que se faz na Inglaterra é o fato de que, “os eventos de nossos clientes também serão produzidos e executados por nós”, diz Interaminense. Também está nos planos da Works Brasil “promover eventos proprietários e projetos por meio de leis de incentivo”.

Inicialmente, haverá uma grande sinergia entre ambas as agências – a inglesa e a brasileira – além do mesmo CEO, que é Webber. A equipe da Works no País, que conta inicialmente com doze colaboradores diretos, vai ser integrada por cinco criativos do Reino Unido, que vão atuar diretamente na criação dos projetos. Com isso, a operação brasileira pretende atender, no primeiro ano de operação, entre 15 e 20 marcas com faturamento de R$ 20 milhões e, no segundo ano, chegar a 30 clientes e volume de negócios em torno dos R$ 35 milhões.

Os planos da agência incluem a abertura de um escritório no Rio de Janeiro ainda neste segundo semestre e já há projetos de expansão para outras capitais brasileiras, principal e inicialmente as que sediarão os jogos da Copa de 2014, “Além de clubes e federações esportivas, nosso foco prioritário de atuação, em razão de nossa grande expertise com o branding esportivo”, diz Tavares. “Estamos também preparados para atender clientes dos setores financeiro, bens de consumo, telecomunicações, seguros e da indústria automobilística, tradicionais patrocinadores de eventos da FIFA, CBF e COB”.

As novidades que a Works traz para o Brasil -A Works Brasil vai oferecer a seus clientes vários serviços nas áreas de branding esportivo para competições e grandes eventos, a exemplo do que foi feito na Copa do Mundo da África do Sul, como explica Webber. “A partir do logo criado por uma agência local, criamos e desenvolvemos toda a comunicação para o evento e todas suas aplicações, como ingressos, branding para os estádios, fanfests, crachás, material promocional, publicações impressas e online”.

Os projetos audiovisuais incluem sound &vision experience, produção e edição de vídeos, motion graphics, visual FX, CGI – computer graphics interface, interatividade touch screen, webdesign, modelagem e animações digitais e em 3D.

Na área de eventos, além da organização e produção, a expertise da agência inclui experience tours, estruturas especiais, cenografia, hospitalidade, conferências, exibições, fan zones, exposição e design para museus e galerias, bem como eventos proprietários e por meio de leis de incentivo.

“Por tudo isso”, diz Webber, “é que podemos afirmar que ainda não existe no Brasil uma agência tão completa, que ofereça tantos serviços inovadores de experiência de marca e branding, principalmente esportivo”.

Está nos planos da agência também desenvolver projetos de sustentabilidade e de responsabilidade social para seus clientes. “É preciso destacar”, diz Tenório, “que, se os eventos esportivos garantem entretenimento e emoção, são igualmente um poderoso instrumento para educar, engajar e transmitir mensagens socioambientais. Por isso, vamos oferecer soluções criativas e estratégicas para tornar a sustentabilidade relevante nos eventos de nossos clientes”.

Criada há 23 anos, works uk é referência no mercado europeu -agência assina projetos das finais da liga dos campeões da UEFA e da Copa do Mundo da África do Sul.

Brand, Motion, Events. Essas três palavras traduzem à perfeição o que é e o que faz a Works UK, agência criada há 23 anos por Roy Webber, seu CEO especializado em design, criação e gestão de projetos, e por dois outros sócios Graham Berks e Steve Lanes.

Com 25 colaboradores diretos, a agência desenvolve cerca de 240 projetos anuais para promover a experiência de marca, visando a “criar um vínculo duradouro dos clientes com seus consumidores”, como explica Webber. Com este trabalho, diz, “colaboramos na construção e posicionamento de marcas, oferecendo serviços inovadores e diferenciados, com a mais alta tecnologia, e que, geralmente, lançam as tendências do mercado”.

Localizado em Leeds, no norte da Inglaterra, o escritório da agência conta com três estúdios de criação e produção para cada uma de suas áreas de atuação. O primeiro deles, no setor de branding, a equipe está voltada para a identidade de marca corporativa, o branding esportivo, produção e design de publicações. O estúdio de projetos audiovisuais desenvolve filmes promocionais e experimentais, vídeos corporativos, incluindo direção, produção, edição, animação, efeitos visuais, design digital e motion graphics, entre outros. Na área de eventos, a agência e sua equipe estão focados em como realizar e promover a experiência de marca por meio de ações inovadoras para seus clientes.

Nos últimos três anos, o faturamento da Works UK se manteve no patamar de 7 milhões de libras – cerca de R$ 21 milhões. A expectativa para este ano, sem considerar os resultados advindos da operação brasileira a ser lançada, é de um crescimento de 10%. “Nossos planos também preveem a ampliação de nossa base de clientes e a conclusão, com sucesso, de alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para clientes durante as Olimpíadas de Londres, além da ERC Heineken Cup, que também ocorrerá na capital inglesa”, afirma Webber.

A agência atende clientes dentro e fora da Europa, entre os quais estão as mais importantes federações esportivas do mundo, caso da FIFA, UEFA, FIVB e FIBA entre outras, além de clubes esportivos, museus, marcas globais e organizações dos setores público e privado. Para Webber, um dos trabalhos mais desafiadores já realizados foi o Euro Experience Tour. “O evento”, diz Webber, “atraiu mais de 400 mil pessoas, durante seis meses em treze cidades européias”.

Mas, não é apenas no esporte que a agência é reconhecida. Seu portfólio inclui trabalhos para o Museu Nacional da Escócia, Warner Bros., Honda, Carlsberg, Ernst & Young e o Cancer Research Institute UK. Além da própria Inglaterra, a Works UK já atuou em países como a Suíça, Irlanda, Itália, França, Turquia, Japão, Rússia, Abu Dabhi e África do Sul.

Além da FIFA, para a qual realizou trabalho na Copa no continente africano, a Works UK tem como cliente a UEFA (Union of European Football Associations), especificamente para a Liga dos Campeões. O branding de 8 das últimas 14 finais desta competição foi criado e implementado com sucesso pela Works. A primeira final foi a edição de 1999 em Barcelona, e a última versão, a final de 2012, que aconteceu em Munique, na Alemanha. Outros de seus principais projetos são o FIVB Spirit Books e os Campeonatos Mundiais de 2011 e 2012, para a Federação Francesa de Voleibol, a final de 2012 da Copa Heineken, eventos da NBA na Europa, em 2011 e 2012, e a final da Liga Mundial de Rugby, em 2013, a ser realizada entre Inglaterra e País de Gales.

Branding da final da Liga dos Campeões da UEFA – Alemanha 2012 -A Works UK foi responsável pelo branding da final da Liga dos Campeões da UEFA, realizada no mês de maio, na Alemanha, entre o Bayern de Munique, time da casa, e o Chelsea, da Inglaterra. Este foi o oitavo trabalho da agência em finais da competição europeia, cuja identidade foi baseada na combinação de estilo e energia derivados dos principais momentos do torneio, e traduzidos em um desenho inspirado no expressionismo alemão, exemplificado na construção icônica, em forma de diamante, do estádio onde a partida foi realizada.

Branding do NBA Events – 2011 -O ano de 2011 foi marcado pelos NBA Events na Europa, que incluíram os Jogos NBA em Londres, o 5-United, o Sprite 3x3 e o Fanzone, além da Copa Feminina de Basquete. Cada um deles demandou da Works UK um branding específico, desenvolvido desde a primeira ideia criativa até a finalização, com a produção dos logos e gráficos secundários, culminando no lançamento de peças impressas e material on-line.

Projeto Audiovisual / Brand Sizzle – Warner Brothers -Foi criado um dinâmico Sizzle de três minutos para Warner Brothers, utilizado pela equipe de apresentação para ampliar a venda de produtos licenciados da marca, caso do Harry Potter, Looney Tunes, Tom & Jerry, Scooby-Doo e super-heróis da DC. O projeto de motion envolveu a edição conjunta de material de vídeo, assim como o design e animação em ambientes gráficos.

Evento / Academia David Beckham -Contratado para revitalizar a presença da David Beckham Academy, no Reino Unido, este evento criado pela Works UK foi inspirado nas realizações do jogador durante toda a sua carreira, além de sua ambição e determinação no desenvolvimento de jovens atletas.

Perfil dos sócios: Roy Webber -Nascido em Londres, Roy trabalhou como designer gráfico na BBC até 1970, quando decidiu seguir a sua paixão musical e, como artista contratado pela Atlantic Records, viajou com a sua banda por vários países durante muitos anos, até voltar ao mundo do design na Yorkshire TV. Morando em Harrogate, Roy deixou a Yorkshire TV em 1989 e fundou a Works, que, depois de 24 anos, tornou-se uma das melhores agências internacionais especializada em branding esportivo e experiência de marca.

Adilson Afonso Tavares -Graduado em administração, com especialização em comunicação e marketing, Tavares trabalhou durante 20 anos no mercado corporativo em grandes empresas como a Coca-Cola, até fundar a Promo7, uma das maiores empresas de marketing promocional do Brasil, com escritórios em mais de 22 cidades no País. Também é proprietário da A7, especializada em design, eventos, cenografia e montagem de stands corporativos, além de organizadora de grandes eventos comerciais e corporativos, e da Eco7, empresa pioneira na produção de stands e estruturas ecologicamente correta para eventos.

Fabio Interaminense -Graduado em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica/UPE, pós-graduado em administração de marketing e em eventos, possui especialização em propaganda e marketing pela ESPM, em psicologia aplicada em negócios e em sustentabilidade. Após atuar durante treze anos na área de tecnologia em grandes empresas como Siemens, Claro e Siebel, nas quais também obteve experiência em gestão de projetos e gerenciamento de equipes, cofundou o Grupo Eco, empresa com 10 anos atuação no mercado, especializada em branding promocional sustentável e design estratégico.

Davis Tenório -Graduado em administração de empresas, pós-graduado em marketing pela ESPM e em comércio exterior/aduaneiras, possui especialização em psicologia aplicada em negócios, recursos humanos e sustentabilidade. Atuou na Trikem (atual Braskem) e foi durante cinco anos presidente da ABECEX – Associação Brasileira dos Executivos de Comércio Exterior, tendo também atuado como trader, representando várias empresas brasileiras na América Latina. Cofundou o Grupo Eco, empresa com 10 anos atuação no mercado, especializada em branding promocional sustentável e design estratégico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira