Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2012 - 09:47

Inverno é a estação ideal para a cirurgia plástica

Meses frios são mais adequados às intervenções cirúrgicas devido à melhor recuperação dos pacientes.

O aumento da expectativa de vida ativa do brasileiro e a exigência do mercado de trabalho, que procura pessoas cada vez mais jovens, têm feito com que as clínicas de cirurgia plástica recebam um número significativo de homens e mulheres ávidos por novos tratamentos.

O Ibope fez um levantamento sobre a quantidade de procedimentos realizados em 2009 e concluiu que 640 mil cirurgias foram registradas no País. E os meses mais frios do ano são os mais procurados devido ao período de férias escolares e também porque a temperatura mais fria elimina o inchaço e minimiza a dor no pós-operatório.

As cirurgias plásticas mais procuradas nessa época são as de lipoaspiração associada a cirurgias de mama (aumento e redução), lipoaspiração associada à abdominoplastia ou a combinação de lipo com abdominoplastia e mama.

O incômodo do uso de cintas e sutiãs cirúrgicos, necessários aos procedimentos, é atenuado em baixas temperaturas. Isso porque esses artefatos ficam quase imperceptíveis em baixo de roupas mais grossas e não induzem ao calor em demasia, diferente do que acontece no verão.

No entanto, independentemente do frio, é importante que o procedimento cirúrgico seja realizado em um espaço com departamento pós-cirúrgico, onde o paciente tomará o primeiro banho auxiliado por fisioterapeutas e receberá todos os cuidados necessários, além de um completo setor de fisioterapia dermato-funcional, etapa fundamental para a otimização do resultado final.

O pré-operatório focado na minimização dos riscos e extrema dedicação no esclarecimento do procedimento a ser realizado também são diferenciais para uma boa cirurgia plástica. Por isso, o anestesista deve realizar a consulta inicial no local da cirurgia.

Em nome da segurança, também é bastante relevante visitar o local onde será feita a cirurgia para verificar as condições de higiene e infraestrutura, além de conversar com outros pacientes que já foram operados pelo cirurgião.

Como não poderia deixar de ser, a perícia do cirurgião é determinante para o sucesso da intervenção. Nesse sentido, antes de operar, é prudente que o paciente se certifique de que o médico seja credenciado como cirurgião plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Entre outras dicas recomendadas para os dias posteriores à intervenção cirúrgica, é fundamental evitar a exposição solar até que todos os hematomas sejam reabsorvidos, o que é mais fácil quando a cirurgia é realizada no inverno. Dessa forma, não haverá pigmentações indesejáveis. O uso de filtro solar com FPS 60 em caso de eventual exposição de regiões operadas, tais como face, pescoço e colo é altamente recomendável.

Por fim, é importante o uso de bonés e chapéus com tecidos bloqueadores de radiação UV em cirurgias da face. O uso de clareadores leves à base de vitamina C também é uma ótima opção.

.Por: Dra. Gláucia Zeferino – cirurgiã plástica, Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Formação Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, Especialização em Cirurgia Órbito Palpebral, Doutorado em Cirurgia – HC – FMUSP,Diretora Proprietária da Clínica Allore – SP site: [www.glauciazefrin.com.br ] | Telefone: (11) 2579-8945.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira