Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2012 - 09:47

Especialistas?


A Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional Santa Catarina (SBD-SC) orientando a população a respeito da importância do Título de Especialista, visa proteger o paciente e o médico ético.

Seguidas são as denúncias feitas ao Conselho Regional de Medicina - CRM.

Denúncias frequentes referem-se aos médicos que anunciam a dermatologia como especialidade sem deter o título de especialista e aqueles que divulgam realizar a prática da medicina estética como especialidade-não reconhecida pela Associação Médica Brasileira.

Nos últimos quatro meses, 114 denúncias foram feitas pela SBD ao CRM (média de quase uma por dia). Anúncios em revistas, jornais, folhetos, panfletos, cartões, websites, mailings, placas, folders, out doors, etc.!

Resultados foram colhidos. Médicos denunciados contatam-nos buscando orientação, clínicas foram lacradas, censuras aplicadas, punições impostas e a fiscalização do CRM aumentou; inclusive sobre nós dermatologistas. Prova, são os jornais do CREMESC, onde sistematicamente, publicações legais circulam, com punições a médicos realizando práticas sem teor científico, medicina estética, médicos em salões de beleza, academias ou clínicas de estética, comércio ilegal de produtos, marketing sensacionalista, etc.

Recentemente aprovado, um Projeto de Lei a respeito do uso do Laser no Estado, com uma emenda substitutiva global, normatiza que os tratamentos somente podem ser realizados em estabelecimentos que possuam responsável técnico devidamente inscrito em órgão de Classe, ou seja, clínicas de estética, spas, academias e salões de beleza, ficam legalmente proibidos de utilizar aparelhos à laser em nosso estado a partir deste mês; Lei esta, já sancionada pelo Governador do Estado.

Há muito a ser feito! O CRM é carente de pessoal para realizar investigação e punição na velocidade que gostaríamos. Artimanhas jurídicas atrasam ainda mais as punições que esperávamos em determinados casos, mas no geral, evoluímose tende a ser ainda melhor.

As denúncias devem continuar sendo feitas, por todos, encaminhadas à SBD-SC para esta protocolá-las no CRM como denunciante, mantendo o anonimato de quem assim desejar.

Uma dermatologia que evolui com ética, moderna e atuante em nosso Estado, não se tratade reserva de mercado, mas sim da busca de direitos, segurança para o paciente dermatológico e para o dermatologista capacitado.

Continuemos nós, cidadãos, fortalecendo-nos. Denunciar os abusos, os anúncios de falsa especialidade, o exercício ilegal da medicina, a chaga da biomedicina estética, para juntos crescermos enquanto sociedade de forma justa e perfeita.

.Por: Rafael Lenzi Tarnowsky – Médico Dermatologista Catarinense | 2º Secretário – Sociedade Brasileira de Dermatologia-SC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira