Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 10:32

Grupo teatral formado por ex-presidiários é destaque em oficina no CCBB-SP

O Núcleo Panóptico de Teatro, formado por ex-presidiários, apresentará um trecho do espetáculo "Eles não usam camisa-de-força" durante o programa Dialogos e Reflexões: Teatro. É a arte derrubando preconceitos e promovendo a integração social.

Durante o mês outubro, o CCBB-SP realiza a série do programa educativo Diálogos e Reflexões: Teatro, sob o título de 'Pistas para a Apreciação Teatral Hoje' e com a presença de grupos teatrais convidados. No dia 6, o Núcleo Panóptico de Teatro, formado por ex-presidiários, apresentará um trecho do espetáculo "Eles não usam camisa-de-força". No dia 20, é a vez da Cia. Fábrica São Paulo e seu 'work in process' Ensaio para um Espetáculo. Nesses dias, as sessões ocorrem das 14h30 às 17h30.

No foco desses encontros, as discussões em torno das possibilidades para se apreciar as produções contemporâneas, com o reforço da participação de grupos convidados, que vão mostrar trecho de seus trabalhos. A idéia é criar uma aproximação maior do público com a linguagem teatral, apontar o que é possível observar numa peça, seus aspectos mais relevantes, entre outros pontos.

Abertos a educadores e interessados em geral, os encontros têm orientação da pesquisadora e atriz Juliana Jardim e contam com material pedagógico. Os interessados devem fazer agendamento prévio e, ao final de cada encontro, receberão certificado.

"Eles não usam camisa-de-força" - A peça, que tem como base a tríade loucura, revolução e caos, foi livremente inspirado nos textos “Marat-Sade”, de Peter Weiss, e “Caos – Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares”, de Hakim Bey. O espetáculo se passa em um hospício que foi transformado em palco de confrontos entre a revolução social e a insurreição pessoal. O Núcleo Panóptico de Teatro surgiu durante as oficinas do Programa Cultural de Teatro nas Prisões da Funap (Fundação “Prof Dr Manoel Pedro Pimentel”), coordenadas pelo educador e encenador Jorge Spínola, e realizadas dentro das unidades prisionais. Hoje, seis anos depois, o grupo tem por objetivo principal buscar sua consolidação dentro da pesquisa de uma linguagem artística própria.

Desde a criação, o núcleo de teatro realizou montagens das peças “Auto da Compadecida” e “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna; “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, entre outras.

Programa educativo - Diálogos e Reflexões: Teatro é uma das vertentes das ações educativas promovidas pelo CCBB-SP, que abrangem ainda as áreas de cinema, artes visuais e arquitetura. O Programa Educativo é um dos diferenciais de destaque em sua programação, com reconhecimento nacional e internacional graças ao empenho de sua administração e dos grupos parceiros.

Uma das características marcantes do programa é sua sintonia com as concepções contemporâneas de arte-educação, assim como o caráter experimental e inovador das propostas desenvolvidas. A integração entre as ações de mediação das exposições e o programa de atendimento aos educadores, por exemplo, gerou, em 2005, uma importante pesquisa publicada em parceria com a editora da Universidade de São Paulo.

"Pistas para a Apreciação Teatral Hoje", de 6 e 20 de outubro, das 14h30 às 17h30 ,Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo (SP). Entrada franca – com agendamento prévio pelo telefone: (11) 3113-3649, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Entrada: Gratuita (retirar senhas nas bilheterias com meia hora de antecedência) Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652 - ww.bb.com.br/cultura | Horário de funcionamento da bilheteria: das 09h às 20h | Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja Opções de estacionamentos particulares nas ruas Boa Vista, Senador Feijó e Libero Badaró. Confirmar preços, dias e horários de funcionamento.Teatro com capacidade para125 lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira