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05/07/2012 - 10:31

Bancos travam a maior de suas batalhas

Diante de um cenário econômicoretraído, o governo reduz a taxa básica de juros e pressiona os spreadsbancários. A recuperação da atividade econômica esperada para o segundosemestre desse ano já sofre algum adiamento e sua intensidade também é menor.Nessas circunstâncias, nem o PIB, nem o crédito apresentarão desempenhosfavoráveis.

O pleno emprego, nesse quadro,está ameaçado e o crescimento da renda real e da massa salarial será menor queo alcançado em passado recente. A qualidade dos créditos concedidos está emrisco e sua melhoria pode vir com queda nas taxas de juros. É evidente que ofato de somente reduzir juros não será suficiente. O crescimento do PIB é ofator decisivo para a diminuição expressiva da inadimplência.

A combinação da queda nas taxas de juros ea pressão do governo sobre os bancos, com o intuito de reduzir as taxas dejuros, devem levar a uma erosão nos spreads daqui para frente. Contudo,esperamos uma erosão estável, pois os bancos contam com alguma proteção para asmargens, proveniente de suas carteiras com taxas fixas nos próximos anos. Porsua vez, a queda nos custos de empréstimos, em consequência da redução dastaxas, deve sustentar uma melhor qualidade com o passar do tempo.

Há indícios de um cenário menos favorávelpara os bancos. Nesse sentido, os preços das ações de grandes instituiçõesbancárias já refletem esse ambiente mais agressivo. Os retornos do setor serãosubmetidos a pressões intensas, adicionadas às incertezas produzidas peloambiente bancário europeu.

Os tempos difíceis que se iniciam para osistema bancário nacional pedem medidas de ajustes para evitar uma perdaacentuada de suas rentabilidades. Custos operacionais devem ser objetos decontroles mais rígidos. Planos de expansão devem ser revisados e muitos dosinvestimentos previstos precisarão ser adiados ou suspensos. A abertura denovas agências precisará de estudos mais acurados dos mercados servidos e de ummaior entendimento de suas respectivas atratividades.

As aquisições têm apontado para asdificuldades de obtenção de sinergias e invariavelmente pressionamas despesas operacionais. É momento de aprofundar os relacionamentos com asbases de clientes, investimento na ampliação de operações com estes públicos e aotimização da rentabilidade das unidades operacionais encarregadas dadistribuição de seus produtos e serviços. As estratégias para preservação darentabilidade passam pelos estudos de marketing que possam apontar paraestratégias competitivas robustas e diferenciadas em relação ao que aconcorrência direta esteja praticando.

Hátempo para tudo isso. Os bancos contam com alguma proteção, no curto prazo,para evitar a forte deterioração de suas margens, provenientes de suascarteiras embasadas em taxas fixas. Mas, isso não afasta a urgência de medidasvoltadas à expansão das receitas em velocidade superior à da expansão doscustos da operação.

Poroutro lado, os empréstimos já estão precificados em níveis novos e, claro, maisbaixos. O que pode resultar em um impulsionador do crédito, capaz de promoveruma vertente contrária à perda de margens, por meio do crescimento dos volumesde créditos, sempre que seja acompanhada pela melhoria acentuada na qualidadedo crédito. Contudo, há um último ponto que deve ser considerado: a expansão docrédito e do PIB que pode trazer inflação. Seria irônico observar, em algumponto do futuro, o governo se ver obrigado, pelo descontrole dos preços, arever sua política de juros.

.Por: Celso Grisi, diretor presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, empresa especializada em pesquisasfinanceiras. | Fractal – Forma, Acaso e Dimensão: Empresa 100% nacional, com mais de 20 anos de atuação no mercadobrasileiro, figura entre as melhores empresas de pesquisa e consultoria denegócios do Brasil. A Fractal é especialista em pesquisas de mercado, tratamento deinformações, treinamento (transferência de know-how) e desenvolve anualmente osPainéis da Indústria Financeira – P.I.F., que analisam a movimentação do setorno Brasil. Tradicionais, os painéis apuram dados que vão desde a imageminstitucional dos bancos pesquisados até a avaliação dos produtosoferecidos/lançados, a seus clientes “Pessoa Jurídica” e “Pessoa Física”,comparando resultados de diferentes instituições em todo território nacional,ao longo do tempo.

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