Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 10:35

CowParade carioca conta com três obras temáticas patrocinadas pela Michelin


Até o dia 26 de novembro, o Rio de Janeiro é cenário do maior evento de arte de rua do mundo, a CowParade – mostra de vacas em fibra de vidro pintadas por grandes artistas sobre temas diversos. Nesta edição, alinhada com o espírito inovador e vanguardista da exposição, a Michelin patrocina três obras temáticas: uma homenageia a cidade do Rio de Janeiro, onde a Michelin está instalada; outra faz referência Guia Vermelho Michelin, conhecido guia gastronômico e hoteleiro editado pela empresa; e a terceira é inspirada no próprio símbolo da marca, o boneco de pneus.

A obra "Rio de Norte a Sul", pintada pela artista Ana Camelo, é uma homenagem dos Guias Turísticos Michelin à cidade, que já contou com um Guia Verde alguns anos atrás cuja reedição está sendo estudada pela empresa. O Estado do Rio de Janeiro abriga a sede e todas as unidades industriais da Michelin no Brasil. Ana Camelo tem como inspiração a arte naïf, que permite ao artista pintar sem regras, por não ser ligada a nenhuma escola ou tendência. Ela mostra as duas grandes áreas da cidade, Norte e Sul, e seus locais tradicionais, de forma ingênua e colorida. Esta vaca está exposta na orla de Copacabana.

A segunda obra, chamada de "Guide Rouge" (Guia Vermelho, em português), faz referência à outra coleção da Michelin, os Guias Vermelhos, de hotéis e restaurantes, conhecidos por destacar os melhores restaurantes do mundo com uma, duas ou três estrelas. A obra, criada por Pablo Menezes, tem como objetivo valorizar a gastronomia carioca e seus grandes "chefs", em exposição na praça Cazuza, no Leblon, região que abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Já a vaca "Boneco da Michelin" faz uma brincadeira com o próprio símbolo da empresa, o boneco branco formado de pneus – um dos mais conhecidos do mundo, segundo o jornal inglês Financial Times. O boneco da Michelin, que já tem mais de cem anos, se popularizou nos anos 80, no Brasil, fixado nos retrovisores de caminhões e ônibus. A "vaca de pneus", pintada pela artista Thais Machado, fica exposta no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Perfil da CowParade - Com nove anos de existência, a CowParade já foi vista por mais de 100 milhões de pessoas, em pelo menos 37 cidades em todo o mundo, como Paris, Nova York e Londres. No Brasil, já passou por Belo Horizonte e São Paulo.

A CowParade é considerada um fenômeno da responsabilidade social por já ter arrecadado mais de US$ 11 milhões para projetos sociais. As empresas ou instituições pagam pela realização das obras de arte, que ficam expostas em espaços públicos de uma cidade. Em seguida, são leiloadas, gerando uma renda que é revertida para projetos sociais da cidade expositora.

O circuito das divertidas vacas tem início hoje, dia 3 de outubro, e termina em 26 de novembro. O leilão será no dia 11 de dezembro. O Rio de Janeiro já é considerado campeão no número de esculturas no Brasil, com 100 peças espalhadas pela cidade.

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países. ||| www.michelin.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira