Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2012 - 08:01

Mitos do parto fórcipe

Hoje em dia existe uma grande valorização para o parto normal porque a recuperação é mais rápida que a cesariana. Houve um crescimento na tecnologia e vários instrumentos cirúrgicos foram criados para ajudar no processo de nascimento dos bebês, porém um desses aparelhos vem sendo alvo de criticas pela sociedade pelo fato de, supostamente, deformarem o feto.

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho vai sanar todas as dúvidas que pairam sobre o parto fórcipe.

Fórcipe é uma ferramenta cirúrgica, semelhante a uma colher, usada para ajudar as mulheres que estão em trabalho de parto normal, mas que a criança não consegue nascer espontaneamente ou em caso de emergência. .

1-Dr. Domingos, o parto fórcipe é realmente necessário e pode machucar o feto? .Quando o bebê está pronto para nascer e já passou do canal de parto, não é possível fazer uma cesariana, então a opção mais adequada é a utilização do fórcipe que vai ajudar a proteger a mãe e o feto, obtendo um parto mais rápido. Não há diferencia estatística sobre ocorrência e complicações, como fraturas ou traumas em bebês no trabalho de partos, que tiveram o uso do fórceps.

2-Os partos com fórcipe são muito utilizados? .Somente 5% dos casos são exigidos a utilização do instrumento. Existe o fórcipe alto e o de alívio, usado quando a cabeça do bebê começa a aparecer na vulva, e todos eles trazem bons resultados.

3-O aparelho cirúrgico deixa marcas na criança? .Não há motivos para preocupação. Se o médico estiver habilitado para fazer esse tipo de parto e as condições e aplicação do instrumento for feito corretamente, não existe rico de o bebê ser machucado ou ter alguma marca ou lesão. Porém em muitos casos uma pequena marca pode ficar na face do bebe, o que nao é motivo para preocupações, pois tende a sumir dentro de algumas horas e é absolutamente normal.

4-As mulheres que fazem esse tipo de parto demoram a se recuperar? .Não. O único desconforto que se tem para o uso do fórcipe é que, em muitos dos casos, é preciso fazer uma episiotomia (corte feito no períneo) para facilitar a introdução e posicionamento do aparelho na cabeça do bebê. Quando estiver bem posicionado, o médico pode puxar a criança. A recuperação é igual a de um parto totalmente normal.

5-Mães que não possuem dilatação pode fazer o parto fórcipe? .Não. Um dos critérios para o parto fórcipe, é que só pode se usado quando a criança estiver quase nascendo e a mãe não tem mais forças para continuar, ou seja, o colo do útero precisa estar completamente dilatado.| Viviane Andrade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira