Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2012 - 08:42

Farmácias Magistrais ganham selo de certificação

Oferecer maior garantia da qualidade e eficácia dos produtos prescritos por médicos do Grupo Longevidade Saudável. Esse é o objetivo do Procem LS, Programa de Certificação das Farmácias Magistrais para estabelecimentos que manipulam os hormônios bioidênticos para pacientes que fazem a modulação hormonal. O programa, de monitoramento e aperfeiçoamento de processos, foi lançado recentemente e já conta com duas unidades certificadas, enquanto outras estão em processo de certificação. Embora as farmácias de manipulação já sigam legislações específicas implementadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sejam fiscalizadas pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais e/ou Estaduais, o Grupo decidiu criar um selo de qualidade próprio, para garantir os produtos consumidos pelos usuários da modulação hormonal.

“Sempre trabalhamos com farmácias de manipulação com grande capacidade técnico-científica, que atuam de acordo com as regulamentações criadas pelas autoridades sanitárias, mas decidimos reforçar, complementar e expandir a segurança na manipulação dos hormônios”, explica Ítalo Rachid, médico e diretor científico do Grupo Longevidade Saudável.

Segundo ele, o Procem LS é um programa contínuo, que tem como objetivo ajudar aperfeiçoar ainda mais o setor farmacêutico magistral, proporcionando para os estabelecimentos ferramentas para gerenciar a garantia da qualidade de seus processos e serviços.

O diretor comercial do Grupo Longevidade Saudável, Carlos Avellar, um dos responsáveis pela criação do Procem LS, lembra que as farmácias magistrais são obrigadas a seguirem rigorosamente as normas criadas pelas autoridades sanitárias que definem os princípios éticos e de boas práticas da manipulação, além de contarem com Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia.

“O Procem LS chega para contribuir com o trabalho já realizado para garantir a qualidade dos produtos preparados pelas farmácias magistrais, é uma iniciativa a mais nesta mesma direção”, diz Avellar. Ele lembra que os estabelecimentos certificados passarão igualmente por auditorias, para verificação de conformidade com a legislação vigente e parâmetros estabelecidos pelo Programa.

Ele comenta ainda que as farmácias magistrais certificadas pelo PROCEM LS usam matérias-primas analisadas e aprovadas por laboratórios de Controle de Qualidade independentes, o que permite que todas as etapas, desde a validação de matéria prima, manipulação, até e os resultados do controle de qualidade, sejam cuidadosamente controladas e registradas, permitindo rastrear todo o processo.

Avellar ressalta que para a modulação hormonal bioidêntica é traçado o perfil hormonal individual de cada paciente, por meio de amplas avaliações clínico-laboratoriais, para que possa ser elaborado, se e quando necessário, um programa de reequilíbrio metabólico de acordo com suas necessidades, o que exige que os médicos ligados ao LS possam contar com farmácias que sigam rigorosamente os critérios técnicos, de qualidade e segurança no preparo das fórmulas.

De acordo com o diretor, outro ponto importante – e que consta dos critérios para certificação pelo Procem LS - é com relação à capacitação técnica científica dos profissionais que atuam nos estabelecimentos. “As equipes de farmacêuticos das farmácias precisam ser altamente qualificadas e preparadas, para atender às necessidades dos usuários da modulação hormonal bioidêntica”, define Avellar, que ressalta que o tópico que trata da questão da capacitação técnica e credibilidade científica contempla 11 itens, incluindo biotecnologia aplicada a nanofármacos.

Já a fase dois do processo de certificação conta com um tópico que prevê o acompanhamento do tratamento feito pelos clientes de médicos ligados ao GL que usam medicamentos manipulados.

A escolha dos fornecedores é outra questão prevista no programa de certificação de farmácias magistrais do Grupo Longevidade Saudável. Para o diretor comercial, o controle de qualidade dos estabelecimentos inclui a qualificação dos fornecedores de matérias-primas e outros insumos, uma vez que depois de transformados em medicamentos, é a farmácia que assume plena responsabilidade da qualidade do produto preparado perante o consumidor. “Escolher um fornecedor idôneo, criterioso e competente é importante para a garantia da qualidade do medicamento magistral, e traz tranquilidade e segurança para o paciente”, esclarece.

As duas farmácias magistrais já com o selo Procem LS são a Evidence, que tem sua sede em Fortaleza, há 12 anos atua no mercado de anti-envelhecimento, e é vinculada a centros universitários de pesquisa. Com mais de 260 colaboradores, a Artesanal conta com oito lojas em Goiânia, duas em Anápolis, uma em Aparecida de Goiânia e dois tele-atendimentos (Goiânia e Anápolis), e um moderno Centro de Pesquisa e Tecnologia Farmacêutica. Outras sete empresas encontram-se em fase de certificação e auditoria, tendo os estabelecimentos já realizado significativo investimento, para adequarem-se aos critérios técnicos do Procem LS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira