Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2012 - 08:51

Caetité inaugura parque eólico

SECTI tem projeto para monitorar os dados eólicos em alturas de 150 metros.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera participa no dia 09 de julho (segunda-feira), juntamente com a comitiva do governador Jaques Wagner, da inauguração do Complexo Eólico Alto Sertão-I. O evento será às 10h, em Caetité, na região sudoeste do estado. O empreendimento é composto por 14 parques que, juntos, possuem capacidade instalada de 293,6MW, formando o maior complexo eólico da América Latina. No total, foram montados 184 aerogeradores de 1,6MW e cada parque gera até 30MW. O projeto, avaliado em R$ 1,2 bilhão, criou cerca de 1.300 empregos diretos na fase de implantação.

A Bahia vem se consolidando como o maior polo brasileiro em energia renovável. Um importante passo nesse sentido foi dado com um estudo, encomendado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), para monitorar em tempo real os dados eólicos do estado da Bahia, em diversas localidades do estado em alturas de 150 metros. Após o trabalho, previsto para durar 11 meses, será criada uma plataforma web em tempo real com o potencial eólico da Bahia, identificando novas fronteiras do setor ainda não exploradas.

De acordo com o secretário Paulo Câmera, espera-se a identificação de locais onde ocorrem ventos de classe dois, ou seja, de alta frequência e média velocidade. “A medição existente na Bahia são para ventos de até 60 metros e com esse estudo vamos poder mostrar às empresas que é possível a captação em alturas maiores, o que deve aumentar ainda mais a produtividade do setor”, destaca o secretário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira