Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2012 - 09:05

TenarisConfab é a primeira empresa a implantar solução de armazenamento Isilon da EMC Corporation

Software vai gerenciar e armazenar aproximadamente cinco terabytes por mês.

Uma exigência contratual fez a TenarisConfab, líder na produção e fornecimento de tubos de aço soldados para a indústria energética brasileira, buscar e implementar uma ferramenta de armazenamento em disco diferenciada da EMC. "Havia a necessidade de armazenamento das radiografias de soldas nos tubos com retenção destas imagens por 11 anos. O armazenamento tradicional em disco ou em fitas possuía uma série de questões que poderia inviabilizar o processo. "Os problemas foram resolvidos com a adoção de uma solução, voltada para o armazenamento de dados com esta característica", conta Marcelo Arantes, Gerente de Contas da EMC. Batizado de Radiografia Digital, o projeto envolveu a aquisição do Isilon, uma solução com capacidade de gerenciar e armazenar um grand e volume de dados. No caso da Confab, a solução conta com uma capacidade de armazenamento inicial de 216 terabytes (TB) úteis.

A gravação de todo o processo industrial, segundo o executivo, é uma garantia preventiva para futuras auditorias de qualidade dos produtos TenarisConfab. Além do desafio de captar e armazenar as imagens, as principais exigências da empresa foram de gerenciamento simplificado com proteção dos dados, e que a demanda por backup tradicional (tape) fosse reduzida e se possível, eliminada.

A fabricante de tubos optou por uma solução oferecida em conjunto pela EMC e Service IT Solutions, um conceituado parceiro EMC no Brasil. "Ao analisar as opções do portifólio em conjunto, decidimos desenhar um projeto voltado para o conceito big data, que possibilita o aumento da capacidade de armazenamento e do desempenho de forma linear", conta Daniel Gomes, da EMC e responsável pela arquitetura da solução Isilon.

Escalabilidade - De acordo com Gomes, o cluster EMC Isilon permite esta escalabilidade, através da adição de nós que inserem não só capacidade em disco, mas também memória cache, conectividade de rede e processamento, diferentemente da plataforma de NAS (Network Attached Storage) tradicional, que atinge um limite determinado pelo poder das controladoras. "A arquitetura scale-out é a mais apropriada para projetos que envolvem big data, porque permite além de previsibilidade no crescimento da infra-estrutura, maior resiliência e a simplicidade de um ponto único de gerenciamento para até 15 Petabytes (PB) de dados, reduzindo drasticamente o custo total de propriedade", acrescenta.

Com a solução Isilon, a integradora ofereceu uma série de benefícios ao cliente, tais como: eliminação de movimentação de grandes volumes de dados, autobalanceamento na utilização do espaço disponível, exclusão de qualquer limitação no tamanho do file system e simplificação do gerenciamento dos dados. Além disso, respeitando a premissa de não haver backup em tape, o projeto foi desenhado com uma infraestrutura replicada em site remoto, permitindo a implementação de políticas de disaster recovery.

A TenarisConfab adquiriu dois clusters, instalados em sites diferentes, os quais permitem replicar os dados, garantindo assim a disponibilidade dos mesmos a qualquer tempo. "Conseguimos reduzir os custos operacionais e paradas de manutenção do sistema. Somos responsáveis pela primeira venda da solução Isilon no Brasil, o que certamente é motivo de orgulho e reconhecimento do nosso trabalho perante o fabricante e também do cliente, por se tornar o primeiro case de sucesso no País", finaliza Antonio Guilherme, Gerente de Contas da Service IT.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira