Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2007 - 10:57

Suplementos da Guabi para bovinos em pastejo corrigem deficiências minerais durante a primavera

Na primavera (de outubro a dezembro), quando não há limitações climáticas ao crescimento das pastagens, é possível oferecer forragens de bom valor nutritivo. Na maioria das vezes deficiente em elementos minerais como fósforo, cobre, zinco, cobalto, selênio etc. Por este motivo, neste período há a necessidade de suplementação apenas de elementos minerais às diferentes categorias de bovinos com atenção especial para o nível de fósforo. “O uso de suplementos minerais, em cochos apropriados instalados nas pastagens, constitui a forma mais prática e por isso a mais utilizada no mundo para correção das deficiências minerais no período das águas para animais manejados no pasto”, destaca o PhD em Nutrição Animal e Pastagens, gerente de produtos para ruminantes da Guabi, Ricardo Manzano.

O Grupo Guabi dispõe de uma linha de suplementos especialmente desenvolvidos para atender estas necessidades: Guabiphos 40 Engorda com 4% de fósforo; Guabiphos 65 Recria com 6,5% de fósforo; Guabiphos 80 Corte com 8,0% de fósforo; Guabiphos 90 Cria com 9,0% de fósforo e Guabiphos Reprodução 10,0% de fósforo.

Vacas em período de cobertura, com bezerros ao pé e/ou no terço final da gestação necessitam de suplementos com no mínimo 8% de fósforo em sua formulação. Sistemas de cria em áreas com deficiência acentuada de fósforo no solo, geralmente adotam produtos com 9 a 10%. Por outro lado, sistemas manejados sobre solos corrigidos, com uso da tecnologia de adubação de pastagens, suplementos com 8% atendem bem a demanda das matrizes. Quando há dúvida ou dificuldade de definição em relação ao perfil da área de pastagem, um suplemento com 9% de fósforo deve ser a escolha, até que se obtenham informações ou ações de manejo sejam implementadas.

Para as outras categorias, como a recria e engorda, são indicados suplementos com 6 a 6,5% e 4 a 4,5% de fósforo, respectivamente, em áreas com fertilidade moderada. Em áreas com baixa fertilidade natural do solo, alguns técnicos indicam suplementos com 8% para animais em recria e suplementos com 6 a 6,5% para os de engorda. Quando o inverso ocorre, pastagens manejadas intensivamente estabelecidas em solos corrigidos e adubadas, o uso de suplementos com 4 a 4,5% pode ser viabilizado para animais em recria e engorda. Teores menores que 4% não são possíveis de serem utilizados, uma vez que a legislação impede a produção e comercialização de suplementos com níveis inferiores a este.

Com 33 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com sete unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG) e Goiana (PE). | Site: www.guabi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira