Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2012 - 09:25

Torneio leiteiro verde sem uso de hormônios

Belo Horizonte (MG) -A Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro ( AMCGIL) , em deliberação da diretoria, no dia 04 de julho (quarta-feira), criou o “torneio verde” nas exposições agropecuárias apoiadas pela entidade, paralelamente ao torneio leiteiro oficial reconhecido ou homologado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) ou outra entidade associativa.

No torneio verde, após a entrada do animal no parque de exposições, não será permitido o uso de hormônios, aditivos, soros, substâncias estimulantes, energéticas, medicamentos hepáticos e equivalentes, sendo vedada também a aplicação de oxitocina (hormônio que estimula o esvaziamento total do leite no úbere) ou substância equivalente, nas três ordenhas do torneiro verde, que poderão ser manuais ou mecânicas.

As premiações obtidas pelos animais participantes do torneio verde constarão de ranking próprio junto à AMCGIL. A primeira edição do torneiro verde será realizada na ExpoSete, Exposição Agropecuária da cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, no período de 8 a 12 de agosto, informa Luciano Ferraz, presidente da AMCGIL.

.Deliberação, na íntegra: Deliberação n. 002/2012, dispõe sobre a criação do “torneio verde” nas exposições apoiadas pela AMCGIL: Art. 1º - A Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro (AMCGIL), nos termos do seu estatuto, e por deliberação de sua Diretoria, institui o torneio verde, nos termos do que estabelece este ato normativo.

Art. 2º - Nas exposições agropecuárias apoiadas pela AMCGIL, paralelamente ao torneio leiteiro oficial, reconhecido ou homologado pela ABCGIL ou outra entidade associativa, será realizado o torneio verde.

Parágrafo único – A participação do animal no torneio leiteiro oficial não prejudica a participação no torneio verde, desde que seguidas as regras para este fixadas.

Art. 3º - No torneio verde, após a entrada do animal no parque de exposições, não será permitido o uso de hormônios, inclusive, somatotropina, aditivos, soros, substâncias estimulantes, energéticas, medicamentos hepáticos e equivalentes.

Parágrafo único – A aplicação de quaisquer dessas substâncias implica a eliminação do animal do torneio verde, sem prejuízo de sua participação no torneio leiteiro oficial, nos termos das regras próprias.

Art. 4º - As três ordenhas do torneio verde poderão ser manuais ou mecânicas, a critério do criador, sempre com intervalos de 8 (oito) horas entre uma e outra, vedada a aplicação de oxcitocina ou substância equivalente.

Art. 5º - O torneio verde será realizado, desde que existam pelo menos três animais inscritos, independentemente da categoria.

Art. 6º - A critério da AMCGIL poderão ser realizados exames laboratoriais para a comprovação do uso indevido de substâncias vedadas. A recusa do exame implica a desclassificação do animal do torneio verde.

Art. 7º - As premiações obtidas pelos animais participantes do torneio verde constarão de ranking próprio junto à AMCGIL.

Art. 8º - Aplicam-se ao torneio verde, as regras do torneio leiteiro oficial em vigor nesta data, desde que não contrariem o disposto nesta deliberação.

Art. 9º - Esta deliberação entrará em vigor 30 dias após sua edição.

.Por: Luciano de Araújo Ferraz, Presidente da Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro e Virgílio Villefort, Vice-presidente da Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira