Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2007 - 06:40

Analista de gestão da ENSP recebe prêmio em Congresso de Administração Hospitalar


Com o trabalho 'Mudando a missão do Hospital Infantil Municipal Abílio de Carvalho', o analista de gestão em saúde Pedro Paulo Leite do Vale, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSV/ENSP) foi contemplado com o primeiro lugar na sessão 'Pôster Dialogado' do Adh’2007 - III Congresso de Administração Hospitalar.

O pôster premiado trata de um projeto desenvolvido no Curso de Gestão Hospitalar, que Vale realizou em 2003 na ENSP. “Enviei o meu trabalho quando percebi que, ao mostrar os processos de mudança decorrentes de planejamento apoiado em ferramentas de gestão, ele estava de acordo com o tema do Congresso”, contou o analista.

Este foi o primeiro ano da Sessão 'Pôster Dialogado' no Congresso de Administração Hospitalar. O evento é realizado pelas Faculdades São Camilo e tem por objetivo reunir profissionais de saúde na busca de soluções para a área administrativa. Este ano, o tema central do evento foi 'Saúde Brasileira: um compromisso de todos para uma gestão transformadora e ética'.

O projeto de intervenção do Hospital Infantil Municipal Abílio de Carvalho, principal unidade de referência para atendimento de urgência clínica infantil da Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, foi desenvolvido por Pedro Paulo que, na época, trabalhava no Hospital, em conjunto com a aluna do curso e diretora do Hospital, Cecília Mercedes Cida. De acordo com o analista, era necessário fazer uma mudança na missão do Hospital. Para isso eles precisavam desenvolver um projeto com ações planejadas que resultassem na adequação da estrutura organizacional, assistencial e física do Hospital, transformando-o numa Unidade Integrada de Saúde.

A identificação da baixa taxa de ocupação média dos leitos infantis no primeiro semestre de 2002, apenas 19,04% do total, apurada por meio de indicadores hospitalares, levou os autores a concluírem que havia um descompasso dos serviços oferecidos com as reais necessidades da população. “Outros indicadores também mostravam essa necessidade de ampliação da oferta para o município. Com a mudança poderíamos chegar mais perto das expectativas daquela população”, afirmou.

O projeto, orientado por Sheila Lemos, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), foi todo desenvolvido durante o curso da ENSP. “Implantamos as ações, remodelando todo o hospital. Em 2004, conseguimos inaugurá-lo como uma nova unidade. A mudança foi radical. Praticamente, fechamos um hospital e abrimos uma Unidade Hospitalar Integrada com uma missão institucional completamente diferente”.

Segundo Pedro Paulo, a escolha do hospital reiterou a proposta do curso, que busca incentivar ações de inserção no próprio ambiente de trabalho, a partir do conhecimento obtido no curso: um trabalho de campo. “Eu não gostaria de fazer um trabalho que fosse para o fundo de uma gaveta, estudei para melhorar as condições de saúde, no que diz respeito a estrutura organizacional, assistencial e física dos locais. E foi isso que aconteceu, o meu trabalho se transformou em realidade, em algo concreto. O seu resultado foi a ampliação da oferta de serviços para a comunidade que usava o Hospital. Essa é a minha grande satisfação”, afirmou.

Para ele, mudanças como esta, são feitas, na maioria das vezes, sem nenhum planejamento, principalmente em municípios como São João de Meriti e outros que não recebem grandes investimentos na área de gestão. “Fomos vitoriosos porque eles tiveram a coragem de investir no planejamento e as mudanças se deram por meio das ferramentas de gestão que aprendi na ENSP.

Para a realização do projeto, tivemos o apoio da Prefeitura de São João de Meriti e também do Ministério da Saúde", concluiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira