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10/07/2012 - 08:20

Guerra dos Portos: final feliz para os paranaenses

A uniformização das taxas de ICMS fixadas em 4%, que são cobradas pelos portos do Brasil para as operações de produtos importados, oficializa o encerramento da Guerra dos Portos e provoca o realinhamento da logística de importação no país.

A tendência é que os importadores optem por chegar ao país pelo Porto de Santos, já que é o terminal mais próximo do maior centro consumidor brasileiro. Porém, mesmo com a ampliação deste porto, já ocorrem dificuldades para atender a demanda de importação provocada por um efeito funil.

Por outro lado, a boa notícia é que o Paraná sai ganhando com a Resolução 72 aprovada pelo Governo Federal em maio. Isso porque o Estado costumava aplicar taxas de ICMS de até 9% para receber cargas importadas. Por causa da diminuição de valor, indústrias que utilizavam os portos considerados mais baratos, como os de Santa Catarina, para efetuar as suas importações passam a priorizar o terminal paranaense. Isso acontece também com os navios que não conseguem desembarcar os seus produtos em Santos devido à grande movimentação e desviam a rota para o Porto de Paranaguá.

Enquanto os portos vizinhos prevêem uma redução de movimentação de importação de mais de 15%, o Porto de Paranaguá já sente um aumento de volume que chega a 50%. Este aumento não está relacionado apenas à nova resolução, mas também é conseqüência da demanda interna crescente e economia aquecida, além da época de desembarque de fertilizantes agrícolas e exportação da soja.

Entretanto, esta reconfiguração dos portos do país, evidencia uma dificuldade enfrentada há algum tempo pelo empresariado nacional, a falta de infraestrutura dos terminais marítimos. Hoje, as principais portas de entrada de produtos no Brasil estão operando acima das suas capacidades, o que compromete o crescimento e desenvolvimento industrial. É preciso mais vontade política e da iniciativa privada para que se concretizem mais investimentos na ampliação e, principalmente, modernização de nossos portos, afim de não comprometer o desenvolvimento do país.

.Por: Jorge Lima, sócio-fundador e diretor da Mundial Import & Export Solutions. |Perfil- Mundial Import & Export Solutions – Fundada em 1991, a Mundial Import & Export Solutions se diferencia no mercado pelo suporte oferecido ao cliente que abrange todas as etapas da cadeia de importação e exportação de produtos, máquinas e equipamentos. É uma Global Player que atua desde a coleta das mercadorias nos fornecedores, passando pelo transporte internacional, o despacho e desembaraço aduaneiro, bem como o transporte da mercadoria até a fábrica. A empresa ainda é pioneira no setor de serviços em comércio exterior, sendo a primeira no Brasil a ser certificada pela ISO 9000 desde 1997. Além da sede e um escritório operacional localizados em Curitiba, a empresa a Mundial RSP, em São Paulo. A empresa completa a sua estrutura com representantes parceiros nos portos e fronteiras de todo o Brasil. [www.mundialnet.com.br].

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