Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2012 - 08:24

SES-5 provê nova capacidade de cobertura em bandas de múltipla frequência na Europa, África e Oriente Médio


51º satélite da frota global da SES está em órbita após lançamento no foguete ILS Proton. Satélite também hospeda capacidade EGNOS para a Comissão Europeia. O próximo lançamento da SES está previsto para setembro de 2012, quando um booster Ariane 5 irá orbitar a espaçonave ASTRA 2F, fabricada pela Astrium, a partir do Cosmódromo de Kourou, na Guiana Francesa.

Baikonur, Cazaquistão e Luxemburgo - A SES S.A. (Euronext Paris e Bolsa de Luxemburgo: SESG) anunciou que o satélite SES-5 foi lançado ao espaço a bordo do foguete ILS Proton Breeze M no dia 09 de julho (segunda-feira), às 15h38m30s, horário de Brasília. Na missão, que durou 9 horas e 12 minutos, a plataforma Breeze M superior do foguete Proton lançou com sucesso o satélite SES-5 diretamente à órbita de transferência geoestacionária.

O SES-5 foi fabricado na plataforma Space Systems/Loral (SS/L), fabricante líder de satélites comerciais. O satélite, que ficará na posição orbital de 5 graus Leste, tem 36 transponders ativos de banda Ku e 24 da banda C. O satélite possui dois feixes de banda Ku, um servindo os países nórdicos e bálticos, e outro servindo a África. Um dos dois feixes de banda C terá cobertura global, enquanto o segundo servirá a Europa, África e Oriente Médio. O satélite fornece capacidade de uplink de banda Ka, permitindo operações flexíveis entre a Europa e a África. O satélite SES-5 foi projetado para prover alta performance e cobertura extensiva para Direct-to-Home (DTH), banda larga, comunicações marítima, backhaul GSM e aplicações VSAT na Europa, África e Oriente Médio.

O satélite também hospeda capacidade em banda L para o European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS). A capacidade EGNOS, que foi desenvolvida para a Comissão Europeia (CE), ajudará a verificar, melhorar, e relatar sobre a confiabilidade e precisão dos sinais de posicionamento de navegação na Europa.

"O lançamento do SES-5 marca a segunda operação da ILS Proton bem sucedida em 2012 para a SES e o terceiro satélite SES entregue pela Space Systems / Loral nos últimos dez meses. Além disso, o novo satélite hospeda a carga EGNOS para a Comissão Europeia. O novo e poderoso satélite entra na frota global SES como o número 51 e nós gostaríamos de agradecer o time de lançamento do Space Systems/ Loral, ILS, Khrunichev e SES por seu dedicado trabalho. Seus incansáveis ??esforços asseguraram um sucesso total. Agradecemos também à Comissão Europeia pela confiança na SES por hospedar a carga EGNOS. Após testes completos em órbita, a SES e seus clientes poderão contar com o SES-5 que irá fornecer capacidade de satélites nova e de ponta na Europa, África e Oriente Médio,” afirmou Romain Bausch, presidente e CEO da SES.

"Este lançamento EGNOS demonstra o compromisso da Comissão em fornecer sinais de posicionamento com a maior precisão possível para os cidadãos e empresas europeias. Isso abre uma infinidade de oportunidades de negócios, hoje e no futuro, especialmente quando o EGNOS começar a trabalhar com o Galileu, quando estiver operacional em 2014," afirma Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável por Indústria e Empreendedorismo.

"A ILS e a SES têm uma parceria de mais de 16 anos, que começou com o primeiro lançamento em uma plataforma ILS Proton do satélite da SES Astra 1F. Desde aquela época, a empresa ILS Proton lançou 21 satélites de SES que fornecem serviços de telecomunicações para a sua diversificada base de clientes em todo o mundo. Temos a honra de lançar o poderoso satélite SES-5, que hospeda capacidade para a Comissão Europeia que permite a implantação futura da banda L para servir o sistema EGNOS na Europa. Estamos animados para realizar todos os lançamentos futuros da SES a bordo da plataforma ILS Proton e assim, contribuindo com excelente valor agregado e garantia de cronograma, a sua frota em expansão," afirma Frank McKenna, presidente do ILS.

"É um privilégio trabalhar com a SES nesse satélite complexo de missões múltiplas. O SES-5 demonstra a capacidade da plataforma robusta 1300 para fornecer comunicação de ponta e ao mesmo tempo, hospedar essa capacidade importante para a Comissão Europeia. Parabéns a todos na base de lançamento por seu trabalho árduo e particularmente às equipes do ILS, Khrunichev, e SES por outro lançamento bem-sucedido," disse John Celli, presidente da Space Systems /Loral.

O próximo lançamento da SES está previsto para setembro de 2012, quando um booster Ariane 5 irá orbitar a espaçonave ASTRA 2F, fabricada pela Astrium, a partir do Cosmódromo de Kourou, na Guiana Francesa.

Perfil-A SES é um dos maiores operadores de satélites com uma frota de 51 satélites geoestacionários. A empresa oferece serviços de comunicação via satélite para emissoras, provedores de conteúdo e serviços de Internet, operadoras de redes fixas e móveis e empresas e governos do mundo inteiro.

A SES constrói relacionamentos comerciais de longo prazo, com serviços de alta qualidade e excelência para a indústria de radiodifusão. As equipes regionais da SES estão localizadas em todas as regiões do mundo e trabalham com nossos clientes para atender às suas necessidades específicas por serviços e banda de transmissão dos satélites.

A SES (Euronext Paris e Bolsa de Luxemburgo: SESG) é acionista da Ciel, do Canadá, e QuetzSat, do México, e mantém uma parceria estratégica na O3b Networks, uma nova empresa de infraestrutura de satélites. | www.ses.co]m.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira