Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2007 - 07:01

GE Iluminação anuncia reestruturação em busca de mais um século de crescimento e liderança

Rio de Janeiro - A GE Consumer & Industrial, uma das divisões da General Electric, produtora de eletrodomésticos, sistemas de iluminação e materiais elétricos, anunciou dia 04 de outubro, nova fase da reestruturação mundial do seu setor de iluminação. A decisão envolve o fechamento de fábricas no Brasil e Estados Unidos, além de outros países em que o comunicado ainda será feito.

As ações anunciadas são continuações de mudanças estruturais que começaram há 18 meses e incluíram o fechamento de fábricas, transferências, redução e dispensa de empregados na Europa, Canadá e México. Em 2007, o processo de reestruturação foi iniciado pelo Chile, onde foi fechada a unidade de produção de lâmpadas.

No Brasil, os empregados da fábrica localizada no bairro de Maria da Graça, no Rio de Janeiro, foram informados hoje de seu fechamento, cujo processo será gradual, terminando até meados do próximo ano. A GE Iluminação manterá sua presença no mercado de lâmpadas fornecendo produtos de unidades que possui em outros países, sem prejuízos para clientes e consumidores.

A transição será iniciada em 2008, quando começarão os desligamentos. Os 900 empregados da unidade foram comunicados pela empresa que terão direito a um plano de benefícios, que inclui, além do apoio financeiro, um programa de aconselhamento e planejamento por meio de um Centro de Orientação e Capacitação Profissional. O apoio da GE a seus empregados é uma tradição na história da empresa, que sempre vai muito além dos direitos previstos na legislação.

O plano será oferecido individualmente para cada empregado a partir das próximas semanas e o programa de aconselhamento permanecerá por até seis meses após o desligamento. Esse processo será realizado por empresa especializada na condução de processos de transição, junto com o departamento de RH da GE Iluminação.

A reestruturação da GE Iluminação faz parte de uma estratégia mundial para atender a demanda cada vez mais crescente do mercado por produtos mais duráveis e eficientes. A produção de lâmpadas, especialmente as incandescentes, principal produto da fábrica do Rio, é um negócio que apresenta queda de rentabilidade em várias partes do mundo.

No Brasil, particularmente, o racionamento de energia em 2001 causou queda no consumo, reduzindo em 50% a produção da fábrica do Rio. A redução nos volumes produzidos provocou anos seguidos de perdas operacionais.

"É um momento difícil, mas necessário para a empresa. A realidade do negócio é que os custos para se manter uma fábrica são crescentes, enquanto sua rentabilidade tem queda contínua, quando seus produtos já não respondem às demandas do mercado. Queremos continuar a atender o consumidor da melhor forma possível e vamos fazer isso”, afirma o diretor de Relações Institucionais da GE, Newton Galvão.

A GE Consumer & Industrial vai estudar propostas e planos para o uso de suas instalações em Maria da Graça. Todas as informações sobre o futuro das instalações serão divulgadas quando houver uma definição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira