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05/10/2007 - 07:02

Supermercados de todo o país podem lucrar bilhões de reais com campanha inédita

Os ganhos serão provenientes da redução das bilionárias perdas causadas pela falta de produto nas gôndolas e ineficiências ao longo da cadeia de abastecimento brasileira, a campanha consiste em identificar as causas do problema e combatê-las com a adoção de processos e melhores práticas desenvolvidas pelas empresas participantes, o levantamento da Associação ECR Brasil revelou a gravidade do problema: de cada 100 produtos procurados, 8 não estão nas prateleiras no momento da compra.

Ruptura ou simplesmente falta de produto. Não importa o nome que lhe seja atribuído, esse ainda é um dos grandes problemas que os supermercados enfrentam, no Brasil e no mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Associação ECR Brasil, em parceria com a Abras e a Nielsen, que levou em conta apenas marcas líderes, nas principais redes da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro, o índice de falta de produto alcançou 8%, isto é, de cada cem produtos procurados, oito não foram encontrados pelos pesquisadores nas gôndolas.

Com base nesses dados, é fácil concluir que a ruptura, além de causar muitos transtornos ao consumidor, prejudica os negócios tanto do varejo, quanto para a indústria. É um dos grandes gargalos que não apenas provocam perda de faturamento e de lucro, como também irrita o consumidor, afetando negativamente qualquer estratégia de fidelização de clientes.

Para combater o problema da ruptura, a Associação ECR Brasil propõe ao mercado nacional a “Campanha do Bilhão”. Podem participar varejistas, atacadistas, distribuidores, fabricantes, operadores logísticos, enfim, todos os integrantes da cadeia de abastecimento, desde que estejam acompanhados de pelo menos de um de seus parceiros comerciais.

As regras da campanha e a maneira de conquistar “prêmios” foram definidas por representantes da indústria, atacado e varejo e de várias entidades representativas de segmentos comerciais, que formam o Comitê Executivo da associação. O ”jogo” vai se estender por vários anos e os ganhos serão provenientes da redução das bilionárias perdas causadas pela falta de produto e ineficiências ao longo da cadeia de abastecimento brasileira. A conta é simples: quanto representa cada ponto porcentual de ruptura no setor supermercadista, por exemplo, cujas vendas superam R$ 100 bilhões ao ano?

A campanha consiste em identificar as principais causas e combater sistematicamente as rupturas, por meio da adoção de processos e melhores práticas desenvolvidas e recomendadas pelas empresas participantes. Elas vão propor soluções para a definição do sortimento adequado para cada ponto-de-venda, identificação e cadastro de produtos, previsão de vendas, logística, reposição, divergências entre inventários físicos e contábeis, parâmetros de sistemas, entre outras táticas, que serão reunidas em fascículos com os temas: como resolver/atacar o problema em sua loja, como identificar e cadastrar produtos, como fazer suas previsões de vendas, como desenvolver sua logística para abastecer as gôndolas e como definir o sortimento e o uso do espaço das gôndolas. Os dois primeiros fascículos já foram enviados para mais de 2,5 mil empresas de todas as regiões do país que se cadastraram na campanha e estão disponíveis para download, gratuitamente no site da Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br).

Um deles fornece o passo-a-passo para atacar o problema, ou seja, orientações de como medir a falta de produtos na gôndola (onde, quem deve fazer e quando realizar), o que analisar (sortimento), como buscar a causa-raiz e como calcular o índice de rupturas. O outro ensina como identificar e cadastrar os produtos. Para isso, foi criado o cadastro mínimo, um formulário com informações de cada mercadoria que devem ser iguais ao longo de toda a cadeia, com os procedimentos de como utilizá-lo.

Os interessados em participar e obter mais informações sobre a da Campanha do Bilhão devem entrar em contato com a Associação ECR Brasil pelo telefone (11) 3034-4012 ou pelo e-mail: [email protected].

Perfil da Associação ECR Brasil - A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, reúne mais de 60 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

A sigla ECR representa um movimento global, nascido nos Estados Unidos, por meio do qual integrantes de toda a cadeia de abastecimento (varejo, atacado, distribuidores, indústria, serviços e outros), independentemente de marcas, preços ou participação de mercado, trabalham em conjunto em busca de padrões comuns para a melhoria dos processos, redução de custos, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. || www.ecrbrasil.com.br.

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