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05/10/2007 - 07:10

Exportações brasileiras de calçado têm queda de três por cento até agosto

Por mais um mês consecutivo, como vem ocorrendo desde o início do ano, as exportações brasileiras de calçado de janeiro a agosto fecharam em queda. Conforme dados da Abicalçados, com base nos números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram embarcados três por cento menos pares que em igual período do ano passado. No acumulado do ano, o Brasil comercializou 118,8 milhões de pares no exterior, contra 122 milhões vendidos no mesmo período do ano passado. Em termos financeiros, houve alta de dois por cento - os embarques geraram divisas de US$ 1,298 bilhão, enquanto que em 2006, de janeiro a agosto, o faturamento ficou em US$ 1,278 bilhão. Esse crescimento está atribuído à alta do preço médio do par, que passou de US$ 10,48 para US$ 10,92.

Preços - Os Estados Unidos continuam figurando como os principais compradores, já que adquiriram 36,2 milhões de pares de janeiro a agosto deste ano, a um valor total de US$ 510,5 milhões. O preço médio pago pelos americanos foi de US$ 14,10. Entre os cinco primeiros compradores, este foi o único país que diminuiu o volume de compras, já que no acumulado de janeiro a agosto do ano passado abocanhou 47,2 milhões de pares Made in Brazil. Já Reino Unido e Argentina, vêm respectivamente em segundo e terceiro lugar. O Reino Unido comprou das indústrias brasileiras 8,6 milhões de pares a um valor de US$ 147,1 milhões e preço médio de US$ 17,07 (segundo valor mais alto, perdendo apenas para a Holanda, cujo valor é US$ 18,76). No ano passado, foram embarcados para o país europeu oito milhões de pares a um preço médio de US$ 17,05, num valor de US$ 137,9 milhões.

A vizinha Argentina foi responsável pelos embarques de 8,4 milhões de pares de calçados brasileiros de janeiro a agosto deste ano, somando US$ 98 milhões, sendo que o preço médio foi de US$ 11,62. No mesmo período de 2006, os argentinos compraram 7,8 milhões de pares, somando US$ 80,1 milhões, com o preço médio de US$ 10,17 por par.

Por sua vez, o quarto lugar do ranking é ocupado pelo Paraguai, que adquiriu 6,2 milhões de pares no período. Porém, em valores, o país vizinho aparece em 13º lugar, com divisas da ordem de US$ 13,9 milhões e um preço médio de US$ 2,23. No mesmo período de 2006, adquiriu 5,7 milhões de pares, resultando num faturamento de US$ 12,1 milhões – mesmo com o aumento do preço médio, que era de US$ 2,12 em 2006.

Em quinto lugar no que se refere ao volume físico está a Venezuela, que comprou 5,7 milhões de pares, porém é o quinto país em faturamento: US$ 36,4 milhões de janeiro a agosto, com preço médio de US$ 6,29. De janeiro a agosto de 2006, o país comprou 3,4 milhões de pares, com divisas da ordem de US$ 17,7 milhões. O crescimento deste ano se deve tanto à alta de pedidos quanto de preço médio, que no ano passado era de US$ 5,21.

Agosto – Conforme dados isolados do mês de agosto, foram embarcados para o exterior 14,9 milhões de pares, sete por cento mais que em agosto de 2006, quando foram vendidos 13,9 milhões de pares para mercados externos. O faturamento este ano ficou em, US$ 180,5 milhões contra US$ 182,9 milhões em agosto de 2006. E o preço médio do par ficou em US$ 12,07 em 2007, enquanto em 2006 estava em US$ 13,08.

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