Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2012 - 09:13

Editora LeYa publica antologia de reportagens do jornalista Audálio Dantas


Obra, que reúne 13 textos escolhidos pelo autor, chega às livrarias em julho.

Não importa se o cargo era chefe de redação da principal revista do país em 1959 ou secretário de redação de um dos grandes jornais brasileiros. Audálio Dantas, um dos mais renomados nomes do jornalismo no Brasil, abre mão de qualquer convite se puder ir para a rua e exercer sua verdadeira paixão: a reportagem.

Para homenagear o gênero, Audálio presenteia os leitores em julho com o livro “Tempo de Reportagem”, em que reúne 13 de suas grandes reportagens, todas escolhidas por ele, para uma antologia revisitada, que conta com textos de making of inéditos, escritos pelo próprio autor. Fernando Morais assina o prefácio, e Eliane Brum é a autora de um dos textos dos apêndices, que incluem, além do prefácio de Ricardo Kotscho para a primeira edição do livro “O circo do desespero”, publicado por Audálio em 1976, o um texto de Samir Curi Messerani e a transcrição da entrevista realizada em dezembro de 2011, durante uma edição do programa Jogo de Idéias do Itaú Cultural, em que Audálio foi entrevistado por Eliane Brum, Claudiney Ferreira e Ricardo Kotscho.

Com seu texto denso, considerado um dos melhores da imprensa brasileira, Audálio consegue se aproximar do leitor e retratar um mundo sem medo de mostrar seu lado desagradável e incomum, esteja ele em uma catadora de papel que se revelou uma ótima escritora, uma maratona de dança, um hospício que abriga nossos loucos irmãos, uma nova guerra de Canudos, a triste mortalidade infantil em Pernambuco por inanição, uma caçada a caranguejos, na visão do pescador e do próprio caranguejo, um desfile militar no Chile, um Canadá vivendo sob medidas de guerra após o sequestro de um diplomata, uma família que vive de salário mínimo em único quarto de uma casa que acorda com a luz atravessando as frestas, o veterano edifício Martinelli, com todos os seus 105 metros de tinta rosa e história decadente no centro de São Paulo, um comprador de peixe na cidadezinha de Ibiaí, em Minas ou uma empolgada e nauseante maratona de beijo.

Com textos reunidos ao longo de sua brilhante carreira, Audálio Dantas mostra porque fez a diferença no jornalismo. Ele não fazia apenas matérias, ele entrava na vida das pessoas. Esse é o Audálio que foi visitar uma favela e encontrou cadernos em que uma das moradoras escrevia incentivou-a a publicá-los em livro –“Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, que foi traduzido para mais de 10 idiomas e se tornou caso de estudo no mundo inteiro. É o Audálio que denunciou o assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar. É o líder que transformou o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em trincheira da resistência democrática.

No prefácio que escreveu para o novo livro de Audálio, Fernando Morais afirma:

“Ao chegar ao final deste ‘Tempo de Reportagem’, não pude deixar de me lembrar de uma recente declaração do grande jornalista americano Gay Talese, segundo o qual “o jornalismo é a arte de sujar os sapatos”. Em uma época como a nossa, em que páginas e páginas de jornais são preenchidas diariamente com reportagens feitas por telefone ou por e-mail, sem que o autor saiba se o entrevistado é gordo ou magro, branco ou preto, feio ou bonito, é um refrigério jornalístico ler este livro de Audálio Dantas. Um jornalista do tempo em que se praticava a arte de sujar os sapatos”. (Fernando Morais, no prefácio)

O evento oficial de lançamento acontece em São Paulo, no dia 17 de julho, a partir das 19h, no restaurante Jacaré, na Vila Madalena.

Tempo de Reportagem |Autor: Audálio Dantas |Formato: 16x23 cm |288 Páginas |Preço: R$ 39,90.

O autor-Jornalista e escritor, Audálio Dantas é autor de mais de dez livros, entre os quais “O circo do desespero”, “O menino Lula”, “Repórteres” (org.) e “O Chão de Graciliano”, este último contemplado com o Prêmio APCA 2007.

Uma de suas reportagens, sobre a favela do Canindé, em São Paulo, deu origem a um dos livros de maior sucesso no Brasil e no exterior: “Quarto de despejo”, uma compilação do diário da favelada Carolina Maria de Jesus, que foi traduzido para 13 idiomas. Entre suas obras destacam-se também livros infanto-juvenis, um dos quais, “A infância de Graciliano Ramos”, foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Além de escritor e jornalista, Audálio Dantas tem tido atuação destacada em entidades culturais e profissionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da Federação Nacional dos Jornalistas, da Imprensa Oficial de São Paulo e do Conselho da Fundação Casper Libero; vice-presidente da ABI-Associação Brasileira de Imprensa. Foi também deputado federal por São Paulo. Atualmente é conselheiro da UBE – União Brasileira de Escritores e do Instituto Vladimir Herzog. Em 1981, recebeu prêmio na ONU por sua atuação em defesa dos direitos humanos.

A LeYa é o grupo editorial que integra algumas das mais prestigiadas editoras portuguesas. Está presente em quase todos os países de língua portuguesa. No Brasil, o grupo LeYa atua em edições escolares e no mercado de interesse geral, por meio dos selos LeYa e Lua de papel e as parcerias com Casa da Palavra e Barba Negra. [www.leya.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira