Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2012 - 09:13

Firjan defende que redução de juros não é suficiente

Para federação, é preciso adotar medidas para baixar custos da produção, como extinção da multa adicional de 10% do FGTS.

Em nota oficial a Firjan comenta a redução: “Levando em conta a conjuntura internacional, a baixa atividade econômica no Brasil e a trajetória cadente da inflação, a nova redução da taxa básica de juros era previsível. O quadro de baixo crescimento tem se mostrado persistente, particularmente na indústria, onde as projeções apontam para desempenho próximo ou abaixo de zero. O fato é que, a despeito das sucessivas quedas da taxa Selic e dos estímulos anunciados, os custos de produção nacionais permanecem elevados, impondo baixa competitividade ao produto brasileiro e contribuindo para que parte da demanda doméstica seja suprida pelas importações.

Diante desse cenário, o Sistema Firjan chama a atenção para a importância da adoção de medidas complementares que ataquem os custos de produção nacional. A extinção da multa adicional de 10% do FGTS paga pelas empresas em demissões sem justa causa, cujo custo ao setor empresarial ultrapassa R$ 3 bilhões anuais e que está na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, seria uma ótima iniciativa nesse sentido.”

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema Firjan é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria Firjan, o SESI, o SENAI , o CIRJ e o IEL.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira