Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2012 - 09:59

Couro: exportações de junho cresceram 8% ante o mesmo período em 2011


Observando os números da exportação do mês de junho de 2012, verificou-se o resultado significativo de US$ 180,8 milhões, que representou um aumento de 8% em relação ao mesmo mês de 2011, mesmo com junho de 2012 tendo 20 dias úteis, um a menos que junho de 2011.

As exportações brasileiras de couros e peles alcançaram o valor de US$ 1,017 bilhão no primeiro semestre de 2012, o que representou uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram embarcadas, aproximadamente, 13,9 milhões de peças, resultando em uma queda de 5% em relação ao ano de 2011.

Os dados foram informados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), tendo como referência o sistema ALICE mantido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As exportações brasileiras apresentaram desempenho inferior ao verificado em 2011. Contudo, a partir deste mês, observa-se uma perspectiva de recuperação uma vez que em junho, pela primeira vez neste ano, foi obtido um valor superior ao atingido em um mesmo mês de 2011. Portanto, espera-se para o segundo semestre de 2012 um aumento nos embarques, o que permite estimar que os valores exportados deverão ser equivalentes aos atingidos em 2011, apesar do clima de crise econômica que influencia a realização de negócios.

Essa recuperação é consequência dos bons resultados obtidos na feira de Hong-Kong realizada no final de março. Outros fatores que merecem destaque são: o aumento verificado nas exportações para os Estados Unidos e para China+Hong Kong neste primeiro semestre e a conquista de novos mercados.

Deve-se ressaltar que a participação do setor no saldo da balança comercial brasileira é cada vez mas representativa. Em 2011 o saldo da balança comercial do setor representou 6,7% do saldo da balança comercial brasileira. Já no primeiro semestre de 2012 essa participação subiu para 14%.

Outro aspecto que precisa ser mencionado é aumento da participação de couros acabado no total da exportação do setor que subiu de 57% para 60% neste ano, como resultado do esforço da indústria curtidora nacional em fortalecer a exportação produtos com maior valor agregado.

China+Hong Kong, Itália e Estados Unidos foram os principais destinos - novos parceiros consolidam a tendência verificada no início do ano -Os principais destinos dos produtos brasileiros no primeiro semestre de 2012 foram China + Hong-Kong, Itália e Estados Unidos, que representaram, aproximadamente, 67% do valor das mercadorias embarcadas. Contudo, observa-se, nesse período, uma queda acentuada dos valores exportados para a Itália (-19%), enquanto verificou-se crescimento das exportações para a China + Hong Kong e Estados Unidos, em relação ao mesmo período de 2011, de +10% e +17%, respectivamente. Importante enfatizar que esse crescimento vem se acentuado, uma vez que no período de janeiro a maio de 2012 o aumento verificado foi de 5% e 7% respectivamente.

Importante citar que outros países vem se destacando na pauta da exportações brasileiras de couros e peles, como é o caso da Hungria que apresentou crescimento de 238% em 2012 e participa com 3,9% do total da exportação nacional. Outros países que tem se destacado são a Tailândia e o Uruguai com crescimento de 61% e 48% respectivamente.

Os maiores estados exportadores no primeiro semestre -Os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo foram os principais estados exportadores de couros com, aproximadamente, 40% de participação. Deve-se destacar o aumento da participação dos estados de Goiás, Santa Catarina e Ceará, que aumentaram o valor das suas exportações em 59%, 51% e 15%, respectivamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira