Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2012 - 09:59

Rolls-Royce com tecnologia da próxima geração


Motores serão utilizados na família de aeronaves Boeing 787 Dreamliner.

A Rolls-Royce, a empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, anunciou o Trent 1000-TEN, uma versão avançada da sua usina de força que incorpora a tecnologia do membro mais recente da família de motores Trent, o Trent XWB. O Trent 1000-TEN (Thrust/Empuxo, Efficiency/Eficiência e New Technology/Nova Tecnologia) proporcionará um incremento de até 3% no consumo específico de combustível (SFC) se comparado aos motores Trent 1000 em operação atualmente.

Para ser certificado para um impulso de 76.000 lb, mas com a capacidade de chegar a 78.000 lb, o motor Trent 1000-TEN foi projetado para atender as exigências de impulsão operações confiablidade e dutos de todas as versões das aeronaves Boeing 787 Dreamliner. O motor entrará em operação em 2016 quando estará disponível para impulsionar as versões -8 e -9 das aeronaves Boeing 787 Dreamliner. Ele também foi projetado para impulsionar o potencial próximo membro da família de aeronaves Boeing Dreamliner chamado 787-10X, que está atualmente em desenvolvimento,. Os clientes que operam uma combinação de diferentes modelos da família 787 poderão utilizar o motor Trent 1000-TEN em todas as suas frotas, sendo necessário apenas selecionar a potência de impulsão necessária para cada aeronave.

Eric Schulz, presidente para Programas de Grandes Motores – Aeronáutica Civil, da Rolls-Royce, destacou o novo modelo: “O motor Trent 1000-TEN incorporará a tecnologia de turbomotor mais avançada disponível no mundo, derivada do nosso mais recente motor da família Trent, o Trent XWB, e de outros programas avançados de propulsão, para produzir o motor ideal para toda a família de aeronaves Boeing 787 Dreamliner. Ele proporcionará uma incomparável eficiência energética durante toda a sua vida útil, além da mesma dependabilidade oferecida pela família de motores Trent que os nossos clientes se acostumaram a esperar dos nossos produtos”, afirmou o executivo.

Os resultados do banco de ensaio em voo do Trent XWB apoiam o projeto do motor como o turbomotor de alto by-pass mais eficiente em termos energéticos do mundo atualmente. A partir do Trent XWB e de outros programas avançados de propulsão, o Trent-TEN incorpora avanços na turbina de alta pressão (HP) e no compressor, tecnologia para ‘discos’ e sofisticados controles internos de aerodinâmica.

“Isso tudo enfatiza uma vez mais a nossa filosofia por trás do conceito da família de motores Trent. Os clientes da Rolls-Royce continuarão a se beneficiar da nossa capacidade única de utilizar a tecnologia de última geração dos motores Trent nos programas já estabelecidos para eles”, disse Eric Schulz.

O motor Trent 1000 é a opção de motor mais silenciosa e eficiente para as aeronaves 787 Dreamliner. Ele foi selecionado em oito das últimas nove decisões de motores para aeronaves 787 Dreamliner, e possui agora um total de 24 clientes. Os Trent 1000 já operam impulsionando 10 aeronaves Boeing 787 Dreamliner para a companhia aérea japonesa ANA, e já completaram mais de 4000 voos com passageiros e 14.000 horas de operação com uma taxa de confiabilidade de remate do motor superior a 99.9% – a melhor cifra da história para um motor de grande porte ao iniciar sua operação para uma companhia aérea. [www.rolls-royce.com] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira