Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2012 - 07:46

Pequenos negócios conectados

Pesquisa do Sebrae-MG mostra que a maioria das micro e pequenas empresas de Minas Gerais utiliza a internet.

Mais de 60% das micro e pequenas empresas mineiras acessam a internet. Porém, ainda são poucas as que utilizam o ambiente virtual para fazer negócios. É o que revela a pesquisa Expectativas das MPEs Mineiras, feita pelo Sebrae-MG com 567 empresários dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria das regiões Centro, Jequitinhonha e Mucuri, Norte, Sul, Zona da Mata, Rio Doce, Noroeste e Triângulo.

De acordo com o estudo, a internet é usada principalmente para buscar informações e relacionamento com fornecedores e clientes. Apesar da maioria dos empresários estar conectada com a rede, apenas 19,4% usam as mídias sociais. Desses, 87% têm página no Facebook e 7% no Orkut. Dos entrevistados que utilizam as redes sociais na região do Triângulo, todos disseram ter páginas de suas empresas no Facebook.

Ainda segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados não têm site próprio. Os setores de comércio (20%) e serviços (33%) são os que têm, respectivamente, o menor e o maior percentuais de estabelecimentos que possuem sites.

Perspectivas para o 3º trimestre -A pesquisa Expectativas das MPEs Mineiras também mostra a previsão dos empresários em relação ao 3º trimestre deste ano. Mais da metade dos entrevistados (55%) está otimista. A opinião dos empresários é influenciada pela expectativa do aumento do faturamento (59,5%) e pela perspectiva de expansão da atividade (59,1%).

O setor de serviços foi o que obteve o maior índice de expectativa positiva (57,1%). O otimismo do setor pode ter sido influenciado pelo período de férias escolares, que impulsionam as atividades de lazer e turismo. Já o comércio é o que apresenta o menor índice de expectativa otimista (53,3%), talvez em função do aumento da inadimplência que vem sendo registrado pela Serasa durante o ano.

Além disso, mais da metade dos empresários espera que o número de funcionários, custos financeiros e operacionais, investimentos e a utilização da capacidade instalada permaneçam como no trimestre anterior.

Dados (Sebrae-MG/2012): 63,5% dos entrevistados utilizam a Internet |71,6% das empresas não têm sites próprios.

Principais acessos |Buscar informações |Relacionar-se com fornecedores| Relacionar-se com clientes.

Acesso a internet por setor: Indústria (59,9%) |Serviços (65,6%)| Comércio (61,1%) |Construção Civil (67,7%).

Acesso a internet por região: Sul (64,6%) |Triângulo (67,1%) |Zona da Mata (59,8%) |Rio Doce (67,1%)|Norte (67,1%)|Noroeste (63,3%)|Jequitinhonha e Mucuri (49,3%)|Centro (69,6%).

Redes Sociais: 19,4% utilizam as redes sociais |87,3% utilizam o Facebook | 7,3% usam o Orkut|11,5% têm Twitter |7,7% Google Plus (+)|3,9% Flickr .

Acesso ao Facebook por setor: (considerando apenas as empresas que têm perfil em redes sociais) |Indústria (87,1%) |Serviços (84,6%)| Comércio (96,3%) |Construção Civil (80,8%).

Acesso ao Facebook por região: considerando apenas as empresas que têm perfil em redes sociais) |Sul (91,3%)|Triângulo (100%) |Zona da Mata (93,3%) |Rio Doce (85,7%)|Norte (76,5%)|Noroeste (75%)||Jequitinhonha e Mucuri (92,3%)|Centro (83,3%).

Expectativas 3º trimestre de 2012: 55,7 – Índice de Expectativa |69% dos entrevistados estão otimistas .

Fatores que influenciaram:Crescimento do ramo de atividade|Faturamento da empresa.

Otimismo por setor |Construção Civil ( 7,6%) |Comércio (59,6%) |Serviços (73,4%) |Indústria (70,6%).

Otimismo por regiões: Centro (71,5%)|Jequitinhonha e Mucuri (41,6%)|Noroeste (40,9%)|Norte (67,1%)|Rio Doce (70,0%)|Sul (63,3%)|Triângulo (65,8%)|Zona da Mata (74,4%).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira