Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2012 - 08:25

Êxodo da violência

Os recentes dados sobre a violência na Cidade do Rio de Janeiro registraram, em alguns itens, a maior baixa dos últimos 21 anos. Uma redução significativa e que está ligada diretamente ao momento no qual a Cidade vive, com a realização de eventos de grande porte, como a Rio+20, e a preparação para outros que em breve serão sediados. Mas há outro lado da moeda que não deve ser ignorado. Com o avanço da pacificação nos mais variados morros cariocas, os tentáculos do crime estão protagonizando um fenômeno cada vez mais crescente, que é a debandada de bandidos para o interior do estado. Um movimento que requer total atenção das autoridades e da inteligência da polícia.

Depois de mais de 20 Unidades de Polícia Pacificadora a paz voltou a ser soberana em muitas comunidades que viviam sob o domínio do tráfico. Isso se refletiu também no asfalto, afinal, segundo o mais novo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a maio deste ano foram registradas 1.784 vítimas de homicídios, número menor que os 1.945 em 2011.

Mas desde 2009 um novo quadro foi sendo desenhado no Estado e a insegurança peculiar dos grandes centros urbanos passou a avançar nas cidades do interior. Com a implantação das UPPs esse fenômeno se consolidou e, aparentemente pouco se tem observado.

A violência está sim se alastrando pelo interior e por pequenas cidades do grande Rio, especialmente na Baixada Fluminense e é preciso o quanto antes algumas medidas para que lá na frente não paguemos o preço da negligência de hoje. Para quem visita com certa freqüência os municípios mais distantes, o que se ouve da própria população é preocupante e serve como alerta para todos nós.

.Por: Marcos Espínola , advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira