Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2012 - 08:33

Vamos Falar de Imunidade?

Nessa época do ano é um tal de todo mundo ficar doente, gripado, muitas vezes com febre e numa “fungação” que não acaba mais!

É a hora, mais do que nunca, de cuidarmos da nossa imunidade.

Para quem não sabe, imunidade ou sistema imune, é o sistema de defesa que temos no nosso corpo. Ele é formado por células, que são verdadeiros soldados, prontos para destruir invasores. E assim como os demais sistemas do nosso organismo, sofre forte influência da alimentação.

Por isso a importância deste assunto, pois muita gente não sabe, mas através da imunonutrição podemos fortalecer nossos soldados, sem precisar de tratamentos caros, vacinas, e etc.

A primeira medida que se deve tomar quando queremos dar um “up” na imunidade é cuidar do intestino.Mais de 90% da nossa imunidade se concentra ali, pois a maior produção de anticorpos acontece nesse incrível órgão.

Para se ter uma ideia, 20% das células que compõe o intestino são linfócitos (células imunes).

Não tem como pensar em imunidade e não cuidar do intestino.

Se o seu intestino é preso ou solto demais, não tem regularidade e as fezes são secas, tipo bolinhas, fragmentadas ou tenha qualquer aspecto diferente do formato de uma “banana”, com certeza as coisas não andam muito bem...

Então, antes de pensar em remedinhos, chazinhos, sucos ou suplementos, vamos ao primeiro passo: CUIDAR DO INTESTINO .

O prato predileto de nossas células do intestino é a glutamina, um aminoácido que pode ser tomado como suplemento,deve fazer parte do tratamento e de preferência prescrito por um profissional. Normalmente se apresenta em cápsulas ou pó.

Mas alguns nutrientes também se fazem necessários no cuidado com o intestino, como a vitamina A, C, E, lecitina , Zinco, B5, B6, ácido fólico e selênio. Com uma alimentação variada, natural e adequada podemos obter esses nutrientes.

Incluir frutas cítricas, vegetais verde escuros, sementes de linhaça, de abóbora e chia, castanhas e brotos garantem a sua ingestão adequada.

Ok, assim nosso intestino fica saudável, mas não podemos deixar e lado os habitantes que ali vivem e tem relação direta com o sistema imunológico. Vou explicar melhor.

Existe no nosso intestino um universo paralelo, onde vivem milhares de bactérias, dos mais diversos tipos. São tantas bactérias, que em quantidade superam as células no nosso corpo!

A flora intestinal é formada por bactérias potencialmente ruins (somente se proliferarem demais causam doenças) e as probióticas ( as bactérias mocinhas, super do bem!).

As bactérias probióticas, como o próprio nome já esclarece (em prol da vida), exercem várias funções no nosso organismo, como garantir uma boa digestão, produzir vitaminas, manter bons níveis de colesterol, atuar na desintoxicação, na redução do risco de câncer e principalmente no aumento da imunidade.

A saúde de um indivíduo é determinada pela composição dessa flora intestinal: se há mais bactérias boas do que ruins.

No entanto, esse equilíbrio pode se alterar muitas vezes durante a vida, como resultado de estresse, uso de antibióticos (esse medicamento mata tanto as bactérias causadoras da doença em questão, como as que vivem no nosso intestino), má alimentação, baixa acidez estomacal ( pacientes que usam constantemente omeprazol, pantoprazol, ranitidina...), anticoncepcional...

Essas maravilhosas criaturas estimulam a proliferação de linfócitos (células imunes) e prolongam a sua vida.

Secretam ainda substâncias que matam bactérias perigosas.

Essas bactérias probióticas para se multiplicarem, , precisam de FIBRAS, mais especificamente as chamadas prebióticas.

A cebola, alho, trigo, mel e cevada são fontes de FOS, um exemplo desse tipo de fibra.

A polpa da banana verde contém amido resistente, uma excelente fibra prebiótica , assim como alho poro, alcachofra e aspargos representam a inulina, outra representante desse tipo de fibra.

As demais fibras também são muito bem vindas por esses microorganismos, dessa forma os vegetais, folhas e frutas cruas devem fazer parte do cardápio. Não esqueça que a prisão de ventre (fezes retidas) estimula a proliferação de bactérias ruins.

Atenção: uma alimentação inadequada fortifica as más bactérias. A começar pela deficiência de fibras e alimentos integrais, alto consumo de alimentos de difícil digestão como os que contém glúten ou os laticínios, alta ingestão de álcool e açúcar, biscoitos, farinhas, massas e pães refinados (brancos).

Sua digestão tem que estar eficiente. Fique alerta se você frequentemente tem gases e sensação de empanzinamento), caso contrário, as moléculas mal digeridas contribuem para a flora do mal.

Além da mudança na alimentação, deve-se tomar constantemente um suplemento probiótico, ou seja, bilhões das próprias bactérias vivas para recolonizar esse intestino.

Seguindo essas dicas seu intestino funcionará perfeitamente: com frequência diária e fezes inteiras (em forma de banana!) e pastosas.

Abaixo, elaborei um cardápio de um dia para ilustrar a alimentação focada no cuidado com intestino. Assim fica mais fácil.

.Café da Manhã: Suco de abacaxi com acerola + 1 ped. de gengibre + 1c. de sobremesa de polpa de banana verde + 1 folha de couve + 1c. de sopa de semente de chia. (Esse suco é rico em vitamina C, E, ácido fólico, ômega 3 e fibras, importantes para a integridade e funcionamento intestinal. A polpa da banana verde fornece a fibra prebiótica, amido resistente. O gengibre ajuda a digestão e eliminação de gases). Ah! Beba sem coar!!!

.Colação: -1 /2 xícara de mix de sementes (girassol, abóbora e gergelim branco e preto)|Chá de hortelã .( Lanchinho com muita vitamina E, Selênio, ômegas, Zinco e magnésio. O chá e hortelã prepara o estômago para uma boa digestão no almoço).

.Almoço: Salada de folhas cruas (incluir chicória, rúcula e agrião), cebola, alho poro, aspargos com azeite e orégano seco.|.Arroz integral | .Lentilhas |.Peixe grelhado com alecrim e açafrão

(A chicória é fonte de fibra prebiótica, assim como os outros vegetais citados. Os grãos integrais premiam a refeição com nutrientes, fibras e fitoquímicos. O alecrim ajuda a matar bactérias malvadas e o açafrão atua como antiinflamaatório)|.Lanche.Mingau de aveia com canela e farofa de castanhas ( A aveia também contém fibra prebiótica e a canela ajuda matar fungos. As castanhas garantem as doses de vitamina E e selênio). Uma dica: use leite de soja, arroz ou amêndoas. Evite o de vaca, pois pode gerar moléculas mal digeridas, ótimas para as bactérias do mal!)

Jantar:Saladinha verde com broto de alfafa| Sopa de mandioquinha com alho poro-Os brotos são ricos em enzimas que facilitam a digestão e são repletos de nutrientes! Essa sopinha gostosa e quentinha pro inverno é alimento para as nossas amiguinhas do intestino! Dica: esprema um dente de alho e misture no seu prato pronto. Ele tem poder de matar bactérias ruins, um antibiótico natural..)

Receita da Polpa da banana verde:Compre 5 bananas bem verdes.Lave bem as cascas e coloque numa panela de pressão cobertas com água. Após o apito da pressão, deixe mais 25min. Descasque, amasse a polpa e guarde num pote de vidro na geladeira. Perfecto!

Esse é o primeiro passo para tratar a imunidade. Acompanhem o blog, pois darei outros passos a fim de completarmos a caminhada contra as viroses e resfriados nesse e em outros invernos!

.Por: Flávia Cyfer, Nutricionista clínica Funcional, Graduada em Nutrição pela Univesidade Gama Filho – RJ e Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela UNIC-SUL / Valeria PAschoal Instituição de ensino. Atende em consultório particular no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Ipanema) e é Diretora e docente da Nutrindo Idéias. Ministra mensalmente Cursos de Dieta Detox e presta Consultoria Nutricional.[www.flaviacyfer.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira