Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2012 - 08:19

Acol participa de evento sobre gestão dos custos da saúde suplementar

No dia 18 de julho (quarta-feira), a empresa de TI será uma das palestrantes em conferência que reunirá o setor em São Paulo.

A Acol Consultoria & Sistemas fará palestra no segundo dia de conferências do evento Gestão de Custos na Saúde Suplementar, promovido pelo IQPC Brasil e que será realizado no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo. Os altos custos da saúde são um problema mundial. A busca por resultados que atendam ao usuário final das operadoras de saúde privadas com qualidade, atenção e resolubilidade, e também permitam que essas operadoras cumpram seu papel com sustentabilidade é o grande desafio do setor. “Para buscar o equilíbrio dentro da cadeia produtiva do setor de saúde que envolve médicos, enfermeiros, operadoras, fornecedores, hospitais, clínicas, laboratórios e usuários finais, o gestor precisa ter foco em suas metas gerenciais e para atingir essas metas a utilização da TI (Tecnologia da Informação) como ferramenta é fundamental, transformando dados em informação e padronizando através da automação”, explica o médico João Augusto Martins, consultor da Acol Consultoria & Sistemas, sócio-diretor da M&R Assessoria e Consultoria em Saúde e palestrante no evento.

Criadora do Saudi - sistema pioneiro para o processo de auditoria de contas médicas estabelecido entre operadoras de saúde suplementar e prestadores de serviços médicos – a Acol tem desenvolvido novas funcionalidades e módulos para o software que trouxe maior transparência a essa relação, além de melhor aproveitamento da inteligência médica. “No Brasil, apesar da saúde ser um direito de todos e um dever do Estado, o Estado não consegue atender a população na sua plenitude, que com a melhora do poder aquisitivo vem migrando para os planos de saúde privados. Também mudou o perfil etário do brasileiro. Estamos envelhecendo e ficando mais suscetíveis ao surgimento de doenças crônicas como neoplasias, diabetes e hipertensão, entre outras, também potencializadas pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares. Além disso, a evolução tecnológica na assistência a saúde é cumulativa, ou seja, não há substituição. Aos antigos tratamentos somam-se os novos e todos esses fatores impactam nos custos”, esclarece João Augusto Martins.

Segundo ele, somente a implantação direta do software pode reduzir de 3% a 5% os custos, pois a padronização de contratos, tabelas e acordos, zera o erro humano. Isso associado a uma gestão para a auditoria clínica que compreende uma série de ações médicas que podem, por exemplo, evitar desperdícios reduz de 7,5% a 10% os custos. “Cerca de 80% da receita de uma operadora de saúde é destinado ao custo assistencial. Portanto, uma redução em torno de 10% representa alguns milhões de reais”, finaliza.

Gestão de Custos na Saúde Suplementar, dia 18 de julho de 2012 (quarta-feira),às 15h15 |Palestra: “A meta é o foco de gestão: integrando indicadores, software e auditoria no controle dos custos assistenciais”,no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza,Alameda Santos, 85 – São Paulo – SP.

Saudi -Desenvolvido pela Acol Consultoria & Sistemas – empresa que desde 1985 transforma soluções de TI em diferenciais competitivos para seus clientes – o Saudi é um aplicativo que automatiza e simplifica o processo de auditoria de contas médicas estabelecido entre operadoras de saúde suplementar (cooperativas médicas, seguradoras especializadas em saúde, auto gestão, medicina de grupo, administradoras de planos de saúde...) e prestadores de serviços médicos (hospitais, clínicas, laboratórios, etc). Além de realizar a captura eletrônica de todos os tipos de guias, seu objetivo é efetuar auditoria técnica e administrativa, automática e manual, em Guias Resumo de Internação, Guias de Serviços de Terceiros e SADT, Guias de Honorários Médicos e Guias de Consulta Médica, todas no padrão ANS/TISS em arquivos XML ou digitadas via Internet. Entre seus benefícios estão baixo custo de implementação e operação, melhor aproveitamento da inteligência médica, maior transparência das informações de cobrança e pagamento, além de redução de tempo no processo (www.saudi.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira