Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2012 - 08:28

‘ISI – Thomson Reuter’ eleva 'Fator de Impacto' da revista da SBCCV

Nova pontuação torna a ‘Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular’ a primeira no ‘ranking’ da área de cirurgia.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), Walter Gomes, anunciou que o ‘Fator de Impacto’ da revista científica da entidade foi elevado de 0,963 para 1,239, segundo publicação do ‘ISI – Thomson Reuter’. O fato torna a publicação a primeira no ‘ranking’ da área de cirurgia, a 6ª na lista das revistas científicas nacionais e a 5ª do mundo na área cardiovascular.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, cumprimentou a diretoria da SBCCV, nas pessoas do seu presidente Walter Gomes e do editor chefe da revista, Domingo Braile, afirmando que “a cardiologia brasileira e por consequência a SBC esteve, está e estará continuamente reconhecida e orgulhosa dos feitos e conquistas da cirurgia cardíaca em nosso país e com extensão ao contexto internacional”. “Destacando a representatividade que tem obtido as grandiosas ações da SBCCV em prol dos seus associados e por extensão com benefícios reais para a população brasileira”.

O ‘Fator de Impacto’, mais conhecido como FI, é a medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico e é usado para avaliar a importância de uma publicação em sua área. O FI foi criado por Eugene Garfield, que fundou o ‘Institute for Scientific Information’ – ISI, hoje integrante da ‘Thomson Reuters Co.’

O editor-chefe da revista, professor Domingo Braile, afirma que ‘a cardiologia e a cirurgia cardíaca brasileiras só se desenvolveram a um nível de primeiro mundo, devido à estreita simbiose que sempre existiu entre cardiologistas eméritos e cirurgiões de valor”. Cita como exemplo a relação próxima entre os professores Decourt e Zerbini. Afirma que viveu o início daquilo que classifica como “uma aventura maravilhosa” e conclui: “esta é a tônica para a atual e futuras gerações, que precisam ser orientadas a manter o espírito elevado pensando sempre na ciência e no paciente, como únicas finalidade de toda nossa busca de conhecimento e dedicação plena à arte de minimizar sofrimentos e curar quando possível, seja qual for o caminho escolhido para tal”.

Para Walter Gomes presidente da SBCCV, a conquista coroa a dedicação e o esforço de Domingos M. Braile, de Ricardo Brandau, Rosângela Monteiro e os editores precedentes, Adib Jatene e Fabio Jatene.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira