Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2012 - 08:27

A estação mais fria do ano pode desencadear alergias

Entre os principais vilões das vias respiratórias estão: o mofo, os ácaros e os aquecedores de ambientes.

O inverno já começou e os dias frios da estação indicam que é o momento de retirar as blusas, casacos, cobertores, gorros e cachecóis dos armários. Mas, o que muitos não sabem é que alguns vilões podem estar entre eles e intensificar as alergias repiratórias. “Nesta época do ano, a umidade, o mofo e os ácaros se alojam entre os tecidos e isso facilita o contato com as pessoas, resultando em irritações”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Herton Coifman.

Entretanto, o médico esclarece que não são apenas o mofo e os ácaros que acarretam alergias: os aquecedores, mesmo os aparelhos aprovados para uso domiciliar, podem provocar uma diminuição da umidade do ambiente e ressecar as vias aéreas. “A baixa umidade contribui para o aumento das infecções, desidratação e diminui as funções protetoras da mucosa nasal - uma barreira natural de proteção contra vírus, bactérias, fungos, alérgenos e poluentes do ar”, destaca o Dr. Coifman. Neste caso, é importante manter o ambiente umidificado.

A rinite alérgica surge com as rinossinusites e as infecções da via aérea superior, incluindo as viroses, faringites e laringites, e não tem como ser prevenida. “O mofo, por exemplo, é um alérgeno, ou seja, uma substância alérgica que causa em pessoas com hiper sensibilidade a inflamação da mucosa nasal e conjuntival”, conta o médico.

Tratamento -O tratamento para cada doença é específico e pode incluir medicações, como, antihistamínicos, antialérgicos sistêmicos e tópicos (nasal), corticoides sistêmico e tópico nasal. Para o médico as causas de obstrução nasal devem ser tratadas para diminuir a incidência de outras doenças das vias aéreas. “Um exemplo é o impacto da rinite alérgica na asma. Estudo feito pela Organização Mundial da Saúde demonstrou que a asma melhora quando a rinite alérgica está controlada”, observa.

O Dr. Coifman comenta que pessoas que apresentam rinite alérgica podem ter desvio do septo, pólipos e outras situações que pioram a respiração nasal. “Esse conjunto de fatores provocam alterações nas atividades físicas das pessoas, no sono e na qualidade de vida, portanto estas doenças devem ser tratadas pelo médico otorrinolaringologista, que poderá avaliar cada situação”, destaca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira