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17/07/2012 - 09:10

Usuários brasileiros se preocupam com segurança, privacidade e reputação nas redes sociais

Pesquisa da Hi-Mídia realizada em parceria com a M.Sense revela que 87% dos internautas atualizam frequentemente o antivírus e 77% realizam compras online apenas em lojas confiáveis.

Uma recente onda de eventos, que inclui o vazamento de fotos de celebridades, o aumento na quantidade de vírus em circulação, novas modalidades de malwares para smartphones e tablets e discussões públicas sobre mudanças nas politicas de segurança do Facebook, entre outros, trouxe novamente à tona a preocupação dos usuários de todo o mundo com a segurança e a privacidade de seus dados na web. No Brasil não foi diferente. Para avaliar a percepção e o comportamento dos internautas brasileiros com relação à segurança e à privacidade na internet e nas redes sociais – em particular no Facebook, a mais usada no país. A Hi-Mídia, empresa especializada em segmentação e performance em mídia online, e a M.Sense, especialista em estudos sobre mercado digital, realizaram uma pesquisa na primeira semana de junho. Foram ouvidas 784 pessoas em todo país.

A pesquisa revela que a segurança na internet é assunto sério para os brasileiros. Para se proteger, 87% dos entrevistados afirmaram que mantém o antivírus atualizado, 79% tomam cuidado com os sites acessados, 78% não abrem e-mails de desconhecidos e 77% realizam compras somente em lojas online confiáveis. A pesquisa aponta ainda que 93% dos entrevistados consideram o computador pessoal o mais seguro, contra 71% dos que se sentem seguros usando o computador do trabalho. Somente 11% dos entrevistados acreditam que os smartphones e tablets sejam completamente seguros.

Redes Sociais – Além da preocupação com a segurança no uso da internet, os usuários também demonstram algum tipo de cuidado com a privacidade nas redes sociais. Quarenta e cinco por centro dos entrevistados brasileiros possuem perfil privado no Facebook, visível somente por amigos – número menor que os apontados em pesquisas de comportamento nos Estados Unidos, onde 59% dos usuários têm perfis privados (fonte: Pew Research Center; dezembro de 2011). No entanto, os cuidados são negligenciados com os elevados percentuais de compartilhamento de fotos (63%), vídeos (29%), informações pessoais (35%) e de localização (14%).

De acordo com a pesquisa, há entre os internautas o cuidado com a reputação nas redes sociais, ainda que com percentuais inferiores aos encontrados em estudos realizados com público americano. No Brasil, 21% dos usuários já se desmarcaram de fotos, contra 37% nos Estados Unidos. Retirar alguém da lista de amigos foi uma ação feita por 38% de brasileiros, contra 63% de americanos. Quarenta e quatro por cento de usuários já apagaram comentários postados, número que se repete nos EUA.

Setenta e três por cento dos entrevistados têm cuidado com o que escrevem e compartilham, o que pode justificar o percentual de apenas 23% de usuários que já se arrependeram de algum conteúdo postado.

“A pesquisa aponta que os usuários se preocupam com a segurança das informações pessoais e a reputação nas redes sociais. Se comparado, o comportamento no Facebook entre brasileiros e americanos, percebe-se que os internautas dos EUA possuem maior grau de preocupação com a privacidade.” afirma Bruno Maletta, sócio-diretor da M.Sense.

Entre os cuidados tomados pelos usuários do Facebook, 73% deles afirmaram recusar a convites de amizade feitos por desconhecidos, 71% estão atentos aos arquivos que recebem e 57% só instalam ou acessam aplicativos considerados seguros. Considerando as normas de segurança e privacidade, 41% dos internautas não confiam no Facebook no que se refere à privacidade de seus dados pessoais.

Outro apontamento importante da pesquisa foi a consideração do aumento da idade mínima na política de segurança do Facebook, atualmente de 13 anos. Vale ressaltar que 19% acreditam que somente pessoas maiores de 18 anos poderiam ser cadastradas na rede social.

“A sensação de insegurança e falta de privacidade podem influenciar no relacionamento dos consumidores com as empresas nas redes sociais. As ações de publicidade, ativação, venda e relacionamento devem observar algumas regras para não terem o resultado comprometido pela desconfiança dos consumidores.” completa Bruno Maletta.

Hi-Mìdia (www.hi-midia.com) -Fundada em 2005, faz parte da holding digital do Grupo RBS desde maio de 2011. Com 100 funcionários, possui sede no Rio de Janeiro e escritório comercial em São Paulo. Especializada em venda de mídia online, é focada em segmentação e performance. É a maior rede de verticais do Brasil, com 450 sites, e possui mais de 25 mil parceiros de mídia de performance. A ad network atende mais de 300 agências de publicidade no Brasil. Recentemente, criou uma área de inteligência, em parceria com a M.Sense, para desenvolver estudos sobre o mercado digital, seus usuários e sua relação com as marcas.

Holding digital do Grupo RBS -Com sede em São Paulo, a holding digital do Grupo RBS, criada em 2011, concentra investimentos em três áreas: mídia digital, e-commerce segmentado e mobile. Já fazem parte da Holding as empresas Grupo.Mobi, Hi-Mídia, Guia da Semana, ObaOba, Predicta, Hagah e F*Hits. Está em fase de aquisição de novos ativos para fortalecer a atuação nas áreas.

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