Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2012 - 09:57

Pöyry amplia atuação no brasil com a criação de consultoria em excelência operacional

Com o objetivo de otimizar as operações industriais e melhorar os resultados operacionais e financeiros, o serviço chega ao País no momento em que as empresas buscam reduzir custos e melhorar lucratividade.

O Grupo Pöyry, multinacional finlandesa com tradição na prestação de serviço de consultoria, engenharia e gerenciamento, passa a oferecer no Brasil serviços de consultoria em Excelência Operacional (Performance Improvement). Seguindo uma tendência mundial, a solução, que já estava disponível na América do Norte e na Europa, visa auxiliar qualquer tipo de indústria a implementar uma metodologia de trabalho baseada na melhoria de desempenho, sem a necessidade de investimentos em ativos ou mudanças nas estratégias de negócios.

“A excelência operacional consiste em buscar a utilização máxima de um ativo. Os ganhos não são resultado de grandes modificações, mas sim de um esforço disciplinado em capturar várias pequenas oportunidades em toda a operação”, explica Mike Steele, diretor de expansão global de excelência operacional da Pöyry. Ele destaca que o alvo inicial é o setor de celulose e papel – no qual a empresa detém liderança e expertise na condução de estudos de mercado, de viabilidade e de logística, licenciamentos ambientais, engenharia e gerenciamento de empreendimentos, além de outros segmentos onde já tem atuação consolidada, como mineração, infraestrutura urbana, energia e sucroalcooleiro.

Com base nos trabalhos realizados para clientes na América do Norte e na Europa, a Pöyry estima que, no setor de base florestal, unidades fabris que não tenham um sistema de gerenciamento adequado deixem de faturar cerca de R$ 25 a 45 por tonelada.

“Além do impacto positivo nos resultados financeiros, a excelência operacional também promove uma mudança cultural na indústria, ou seja, na forma como as pessoas executam suas tarefas”, acrescenta Steele. A metodologia desenvolvida pela Pöyry não considera reduções no quadro de funcionários, ou seja, as oportunidades vêm única e exclusivamente da melhor eficiência nas operações.

A avaliação de desempenho conduzida pela equipe da Pöyry permite criar um apoio a mudanças no nível de gerência da planta, fornecendo detalhes sobre questões específicas que impactam os resultados operacionais e financeiros, como retrabalho, desperdício de matéria-prima, qualidade dos produtos, tempo e gasto com manutenções, entre outros indicadores. “No atual cenário de crise, em que as empresas estão postergando investimentos, a excelência operacional é dos um dos fatores que podem garantir a competitividade”, ressalta o executivo.

Além dos serviços de consultoria, a Pöyry vai comercializar também um software de gestão de desempenho desenvolvido pela própria empresa e batizado de P1. Essa ferramenta possui, entre suas funcionalidades, a capacidade de gerar relatórios multiuso, capturar e organizar dados vindos de diferentes fontes, unificando-os de maneira personalizada. Dispõe ainda de mecanismos de notificação para comunicar quando novas ações são criadas, modificadas ou finalizadas. Outro diferencial é que o sistema roda com funcionalidade completa no iPhone e no iPad. [p1.poyryconsulting.com] .

A Pöyry é uma empresa global de consultoria e engenharia, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada - balanced sustainability – e gestão responsável. Com atuação focada em qualidade e integridade, oferece aos clientes serviços de excelência em consultoria, soluções completas, design e supervisão. A ampla experiência da empresa abrange os segmentos de energia, indústria, urbanismo e transporte, água e meio ambiente. Conta com 7.000 colaboradores e uma rede de escritórios locais em cerca de 50 países.

Empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Helsinque, a Pöyry vem registrando crescimento médio de 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2011, obteve faturamento de 680 milhões de euros.

No Brasil, iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Com uma posição de liderança na área de engenharia, a Pöyry aumentou o seu escopo de atuação no ciclo de vida completo do investimento, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, a Pöyry conta com mais de 700 colaboradores no País e atende mais de 50 diferentes clientes de diversos setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira