Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2012 - 10:43

Transportadora adota solução Microsoft para agilizar comunicação

Irapuru Operador Logístico implementa Office 365, solução de produtividade em nuvem que assegura comunicação ininterrupta com investimento enxuto.

A Irapuru é uma operadora logística e transportadora que atende em todo o Brasil. Fundada em 1970 na cidade de Caxias do Sul (RS), a empresa possui filiais espalhadas por todas as regiões brasileiras. Atender as demandas de todo o território nacional e de alguns países vizinhos com qualidade e rapidez está entre as prioridades do grupo.

Por isso, ter o serviço de e-mail funcionando é essencial para garantir que as entregas sejam feitas no prazo, sem atrasos. Entretanto, os antigos servidores de e-mail – uma solução em software livre – apresentavam falhas constantes. Era comum o serviço ficar indisponível, além de receber ataques de vírus que derrubavam os servidores e deixava a empresa completamente sem comunicação.

Conforme relata Eliel Oliveira, supervisor de TI da Irapuru Operador Logístico, a mensageria na empresa é mais que uma simples troca de mensagens entre os colaboradores. “Fazemos negociações com clientes por meio dessa ferramenta. Para nós é uma necessidade muito grande e precisa funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana”, explica Eliel.

Além dos problemas com a ferramenta de e-mail, havia a necessidade de licenciar o pacote Microsoft Office na empresa. Como a Irapuru possui cerca de 350 colaboradores, era preciso conseguir licenciamento para todos os computadores – algo que afetava diretamente as finanças do grupo, já que era preciso atualizar todos os produtos e máquinas.

Para resolver os problemas da transportadora Irapuru, era preciso encontrar uma ferramenta que viesse com as duas soluções, mas com o preço de uma. A empresa encontrou a saída ao implantar o Office 365 – suíte de produtividade e colaboração que fica hospedada na nuvem.

“Oferecemos esse serviço porque o grande diferencial do Office 365 é o fato de ser uma solução que não para nunca, fica 100%”, conta Fabian Festugato, gerente de serviços da Constat, empresa parceira na implantação.

A versão do Office 365 adotada pela empresa, é composta pelo e-mail professional Exchange, Portal de colaboração Sharepoint, pela solução de comunicação instantânea, Vídeo Conferencia e reuniões virtuais- Lync e ainda pelo Pacote Office Professional Plus, pago como assinatura mensal, mas instalado nas maquinas localmente. “Até chegarmos ao Office 365, tentamos várias soluções de mercado, que não se adaptaram ao nosso negócio e não atendiam as nossas necessidades”, lembra Eliel.

Realizado em abril de 2012, o processo de implantação durou apenas um fim de semana. Nas duas semanas seguintes, a empresa passou por um projeto piloto para que todos se familiarizassem com a ferramenta e, depois, por uma semana de ajustes após a instalação. “Foi uma transição tranquila e que não comprometeu o funcionamento da empresa durante esse processo de migração”, avisa Fabian.

Após a implementação, a Irapuru imediatamente sentiu os benefícios, a começar pela melhoria na comunicação. Com os servidores hospedados na nuvem, a empresa ganhou disponibilidade e segurança na mensageria e a garantia de que tudo estará à disposição do grupo 24 horas por dia. Isso foi possível porque o Office 365 garante ao cliente em contrato um nível de serviço de 99,9%.

Caso o serviço pare de funcionar, a Microsoft devolve o valor proporcional ao tempo em que ficou indisponível. “Isso mostra o quão preparada está a Microsoft em estrutura para fornecer esse tipo de serviço. Trata-se de um grande diferencial de confiabilidade com os clientes que adquirem essa solução”, explica Fabian.

Como a forma de pagamento é determinada pelo cliente, ele sabe quanto vai gastar por mês, sem se preocupar com investimentos adicionais. Tudo isso é possível porque a atualização do pacote Office é perpétua enquanto o cliente assinar o serviço. A questão dos licenciamentos também foi resolvida pela Irapuru. “A relação custo-benefício atendeu às nossas necessidades, encontramos exatamente o que procurávamos e ganhamos uma tecnologia de ponta. Se formos comparar o investimento que teríamos com servidores, ferramentas de backup e licenciamento, seria bem mais caro”, conta Eliel.

Familiaridade com o pacote Office e produtividade são outros benefícios observados pela companhia. “Todo mundo conhece os produtos da família Office, e isso agrega mais produtividade ao usuário”, reconhece Fabian. No caso da Irapuru, eles também passaram a ter acesso remoto, por meio de smartphones e tablets. “Agora os executivos têm acesso a e-mails e documentos de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet”, comemora Eliel.

Microsoft Brasil -Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira