Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2012 - 11:16

Biografia do braço direito de Mussolini traça os bastidores do poder na Itália fascista

Livro narra a história de Galezzo Ciano, genro do ditador italiano.

O conde Ciano, sombra de Mussolini narra a surpreendente história de um dos principais condutores da política europeia durante a Segunda Guerra Mundial. Ilustrada com dezenas de fotos, a biografia do Conde Galeazzo Ciano, genro preferido de Benito Mussolini e seu ministro do Exterior, traz à luz não apenas o braço direito e herdeiro político do Duce, como também traça um retrato fiel dos bastidores do poder na Itália fascista, de seus jogos políticos e dos homens e mulheres que os protagonizaram.

A cena inicial do livro é digna dos melhores filmes de espionagem: uma jovem grávida aparece ao lado de dois homens em uma cidadezinha italiana perto da fronteira suíça e na mesma noite desaparece. Ela está sendo procurada pelas forças do governo fascista e pelos ocupantes alemães. Ao reaparecer do lado suíço, encontra-se com um agente norte-americano que será o futuro diretor da CIA. Revela-se então que sua “gravidez” é feita de uma sacola de documentos, os mais ansiosamente caçados pelo governo de Mussolini: ela é filha do ditador, e aqueles são os diários de seu marido, o Conde Ciano, com a história secreta da política italiana durante a guerra, incluindo os erros e crimes do Duce. O ex-preferido do ditador está preso por traição e condenado à morte, numa das reviravoltas que envolveram a queda e a reascens ão de Mussolini naqueles anos finais, e Edda Mussolini quer trocar os diários pela vida do marido.

Começa então um grande flash-back da relação entre Edda e Ciano. Depois de um namoro rápido e do casamento, a vida curta (1903-1944) e desproporcionalmente intensa do jovem aristocrata “frívolo, arrogante e prepotente”, mas também muito inteligente, transcorrerá numa mistura fatal de poder, espionagem, intriga, escândalo sexual e assassinato, tendo como pano de fundo as relações da Itália fascista com a Alemanha de Hitler, das quais ele seria um dos protagonistas.

A história de sua ascensão e queda e a recriação das cenas e dos personagens se funde a uma larga base de informações historiográficas, incluindo os Arquivos Nacionais de Washington, entrevistas e os detalhados diários roubados do jovem conde — iluminando de um modo particularmente revelador o mundo sombrio do regime fascista e os bastidores da Segunda Guerra Mundial.

O autor-Ray Moseley trabalhou durante quatro décadas como jornalista investigativo, incluindo dez anos como correspondente-chefe do Chicago Tribune na Europa. Em 1981, foi vice-ganhador do Prêmio Pulitzer por sua coletânea de reportagens internacionais. É um especialista internacionalmente respeitado do período de Mussolini, de quem escreveu uma das mais aclamadas biografias, centrada em seus anos finais, The last days of Mussolini.

Outras obras publicadas pela Globo Livros na Coleção Globo Livros História | .A revolução de 1989, queda do império soviético, Victor Sebestyen | .A história perdida de Eva Braun, Angela Lambert | .O expresso Berlim-Bagdá, Sean McMeekin| .Declínio e queda do império otomano, Alan Palmer | .Churchill e três americanos em Londres, Lynne Olson |.Napoleão, a fuga de Elba, Norman Mackenzie | .Diário de Berlim ocupada – 1945-1948, Ruth Andreas Friederich.

O conde Ciano, sombra de Mussolini | Autor: Ray Moseley | Editora: Globo Livros | Tradução: Gleuber Vieira | 408 Páginas | Formato: 16 cm x 23 cm | Gênero: História/biografia | ISBN: 978-85-250-5138-7|Preço: R$ 49,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira