Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2012 - 11:44

Venda de genéricos registra aumento de 20,95% no primeiro semestre de 2012

Preços mais acessíveis e preferência do consumidor confirmam alta nas vendas de medicamentos genéricos nas farmácias e drogarias do país. Segundo dados dos IMS Health, no primeiro semestre de 2012 as vendas de medicamentos genéricos tiveram um aumento de 20,95% em relação ao mesmo período do ano anterior. Presente em 77% das 71 mil farmácias no país, associados da Abradilan, já representam 21% nas vendas das unidades de medicamentos genéricos no País e projetam investimentos para acompanhar crescimento em 2012

O aumento nas vendas de medicamentos genéricos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias e drogarias de todo país. De acordo com dados do IMS Health, no primeiro semestre de 2012, em termos de unidade, os genéricos tiveram um aumento de 20,95% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os medicamentos em geral tiveram um crescimento de 7,89% comparados ao mesmo período.

Analisando o desempenho das vendas em unidades de medicamentos genéricos, observamos que no segundo trimestre de 2012, foi registrado um crescimento de 10,29% em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano. Já no de junho deste ano apresentou uma elevação de 18,98% em relação a junho de 2011.

Os associados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan) [www.abradilan.com.br], acompanharam esse crescimento e já representam 21% no volume de unidades vendidas de medicamentos genéricos no Brasil. Diante da forte atuação neste mercado, distribuíram medicamentos em 82% das cidades do país, estiveram presentes em 77% das 71 mil farmácias e drogarias e realizou a distribuição em 82% na região sudeste, 74% na região Sul, 81% no Nordeste, 84% no Centro-Oeste e 33% no Norte do país. Para atender a grande dema nda, segundo enquete realizada pela entidade, 38,9% estão focados na ampliação do Centro de Distribuição e qualificação da equipe, 33% apostam que a qualificação de equipe é o ponto chave para acompanhar o crescimento, enquanto 16,7% acreditam que a ampliação do Centro de Distribuição é o melhor investimento.

O crescimento do mercado farmacêutico está aliado aos preços baixos oferecidos pelos genéricos e iniciativas do governo, como o Programa Farmácia Popular onde estão inseridos alguns medicamentos. Segundo o diretor executivo da entidade, Geraldo Monteiro, “estes fatores positivos permitem que a população tenha maior acesso aos medicamentos, possibilitando mais cuidados com a saúde e bem estar”.

Abradilan [www.abradilan.com.br] Constituída em 1998, a Abradilan – Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro. Com 120 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços. A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com representantes de indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2012, a 8ª edição do evento ocorreu em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março, com 220 marcas expostas. O evento atraiu cerca de 18 mil visitantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira