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19/07/2012 - 13:08

Impressora 3D da Objet otimiza processo de prototipagem na Jaguar Land Rover


Sistema de impressão 3D Objet Connex500™ sofistica e acelera o desenvolvimento de novas peças e componentes de veículos Premium; equipe de engenharia e design da Jaguar Land Rover já imprimiu mais de 2500 novas peças; hoje, a tecnologia Objet é responsável por gerar um terço dos protótipos em resina dos novos modelos de carros.

São Paulo – Um carro Premium, o Jaguar é desenvolvido com tecnologia igualmente Premium. Para dinamizar e dar ainda mais precisão aos processos de prototipagem de peças e componentes de seus novos modelos, a Jaguar Land Rover utiliza a impressora 3D Connex500™ da Objet. Esta solução foi escolhida devido à sua capacidade de lidar com múltiplos materiais. Para isso, a 3D Connex500™ combina, a cada impressão, dois materiais diferentes, indo de substâncias rígidas até as similares à borracha, variando do plástico padrão até variantes do plástico de engenharia ABS e, finalmente, usando materiais com diferentes níveis de clareza e tonalidade. Essa riqueza de opções ajuda os engenheiros e projetistas da Jaguar Land Rover a gerar um protótipo com o maior nível de realismo possível.

Usando essa tecnologia, a Connex da Jaguar Land Rover já acumulou 5000 horas de operação, imprimiu mais de 2500 peças e usou 600 kg de resina. Comprovando a produtividade e a confiabilidade da tecnologia da Objet, a impressora 3D exigiu pouquíssima manutenção e a substituição de apenas cinco cabeças de impressão em todo esse período, sempre nos intervalos recomendados pela Objet para manter o máximo de qualidade.

O número de peças produzidas na Connex vem aumentando continuamente à medida que a equipe descobre novas formas de lucrar com os recursos da Connex. Os números ainda são um pequeno percentual das 30.000 peças prototipadas pela Jaguar Land Rover a cada ano.

Para peças de resina, a tendência da empresa é usar a Connex para a prototipagem rápida. Atualmente, a tecnologia Objet é responsável por um terço da produção de protótipos em resina dos novos modelos da Jaguar Land Rover.

Jaguar e Land Rover: inovação e sucesso -As duas marcas Jaguar e Land Rover são controladas pelos mesmos proprietários desde 2000, primeiro como parte da Ford Motor Company e agora como braço no Reino Unido do grupo indiano TATA.

As duas marcas iniciaram originalmente suas atividades com perspectivas completamente diferentes. O primeiro Jaguar, o SS100, foi lançado em 1935 como o primeiro carro esportivo acessível capaz de atingir 160 km/h. Com suas linhas clássicas e seu alto desempenho, ele se tornou inspiração para uma linhagem notável de automóveis Jaguar com reputação de serem velozes, confortáveis e vencedores de corridas.

Contrastando com a Jaguar, o primeiro Land Rover 80 Série 1, produzido em 1948, possuía atributos completamente diferentes: um veículo "multifuncional" com acabamento robusto e sem adornos e recursos de "off-road". Hoje, oito linhas de veículos são produzidas pela Jaguar Land Rover (JLR). Para garantir que essas linhas mantenham sua posição diferenciada no mercado, quase 20% da força de trabalho da Jaguar Land Rover é empregada no desenvolvimento de produtos. Uma boa parte deste time utiliza as técnicas de CAD mais avançadas em conjunto com prototipagem e maquinaria internas para comprovar os novos designs da forma mais rápida possível. Além da criação de modelos CNC e de uma oficina de metais e ferramentas totalmente equipada, os recursos de prototipagem incluem várias máquinas de prototipagem rápida que usam tecnologias de SLA, sinterização a laser e jato de polímeros.

Prototipagem instantânea faz dados do CAD virarem modelos-A Jaguar Land Rover investiu na Connex500™ para ampliar seus recursos de prototipagem rápida baseada em resina. A capacidade de criar modelos diretamente de dados de CAD com materiais elásticos e do tipo borracha e a produção de mecanismos funcionais foram outros benefícios importantes que contribuíram para a redução dos ciclos de desenvolvimento. Para comprovar sua capacidade, a Connex foi inicialmente usada na produção de um conjunto completo de painel de ventilação para um Range Rover Sport. Ele foi modelado com materiais rígidos para a caixa e as lâminas de deflexão de ar e materiais do tipo borracha para os botões de controle e a vedação de ar.

A Jaguar Land Rover foi capaz de imprimir uma peça funcional inteira em um único processo. Uma vez impresso, o modelo foi retirado da Connex, limpo e testado imediatamente, provando que as dobras das lâminas todas funcionavam e que o botão de controle tinha a aparência certa.

A espinha dorsal da Connex é a tecnologia PolyJet Matrix da Objet. Ao jatear dois materiais de modelos distintos em combinações definidas em uma estrutura de matriz, é possível criar vários materiais flexíveis e rígidos com propriedades mecânicas e físicas e acabamentos diferentes.

É interessante notar que a Connex é muitas vezes usadas para produzir peças rígidas compostas por um único material graças à sua velocidade e ao pós-processamento simples. No modo de múltiplos materiais, ela é usada em várias atividades. Entre elas estão estilização e conceitos de HMI (interfaces homem/máquina), como botões, seletores e chaveiros.

Designers fazem testes com protótipos criados na Connex -A moldagem multicomponente também é uma função da Connex. Dois materiais são usados, sem ser misturados, para criar, por exemplo, uma tampa com vedação de borracha. Após a limpeza, o conjunto pode ser usado diretamente nos testes de encaixe e funcionamento. Outras áreas importantes do uso da Connex incluem o desenvolvimento de vedações de portas e polainas protetoras, onde apenas o TangoBlack Plus não rígido é usado, e, mais recentemente, a criação de peças para testes funcionais.

O maior usuário dos recursos da Connex é o departamento de estilo da Jaguar Land Rover. Mais da metade de tudo o que é produzido na impressora 3D encontra seu caminho para o estúdio de design para ajudar a finalizar as novas propostas de design.

Um bom exemplo foi a criação de um sistema telescópico completo de lavagem de faróis que se estende e limpa os faróis toda quinta vez que o para-brisas é lavado. Os componentes impressos na Connex se mostraram robustos o suficiente para enfrentar testes rigorosos, permitindo que o design fosse comprovado antes do oneroso estágio de maquinaria.

Os diferentes atributos da Connex entraram no jogo de formas diferentes no caso das aplicações acima, mas, em resumo, os benefícios gerais para a Jaguar Land Rover são uma boa definição de peças com elevada precisão e controle dimensiona. Outro ganho conquistado é o rápido tempo de resposta devido à fácil operação, alta velocidade de montagem e processo de limpeza simples. Mais especificamente, a Connex impressionou a equipe Jaguar Land Rover com sua capacidade de prototipar peças diretamente dos dados de CAD. Sem a tecnologia Objet, isso seria feito por meio de um caro e demorado processo.

A Objet Ltd., líder de inovação em impressão 3D para prototipagem rápida e manufatura aditiva, oferece sistemas de impressão tridimensional que permitem aos fabricantes e designers industriais reduzirem os custos com o desenvolvimento de produtos e diminuírem drasticamente o tempo para o lançamento de novos produtos no mercado.

Os materiais e sistemas de impressão tridimensional de alta resolução utilizam a tecnologia de jato de polímero exclusiva da Objet para imprimir camadas ultrafinas de 16 mícrons. A já consagrada linha Objet Eden de sistemas de impressão 3D e as impressoras 3D de desktop Objet 24 e Objet30 e Objet Alaris30 utilizam a tecnologia patenteada PolyJet da Objet, ideal para uso em escritórios. A família Objet Connex de múltiplos materiais baseia-se na tecnologia PolyJet Matrix da Objet, que jateia os vários materiais de modelo simultaneamente e cria Digital Materials compostos durante o processo. Todos os sistemas da Objet usam os materiais FullCure® para criar peças 3D precisas, nítidas, lisas e ricas em detalhes.

Os sistemas da Objet são utilizados por clientes do mundo inteiro, incluindo empresas da lista Fortune 100, em vários segmentos da indústria, como odontológico, médico, dispositivos médicos, educação, produtos eletrônicos de consumo, setor automotivo, brinquedos, bens de consumo e calçados.

Fundada em 1998, a Objet atende à sua base de clientes cada vez maior no mundo todo através de seus escritórios nos EUA, Brasil, México, Europa, Japão, China e Hong Kong e de uma rede global de parceiros de distribuição. A Objet detém mais de 50 patentes e invenções com patentes pendentes. [www.objet.com].

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