Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2012 - 13:35

Fri-Ribe destaca conceito de nutrição para atender necessidades fisiológicas de machos em provas de avaliação genética a campo

O mais importante no planejamento nutricional na pecuária é entender a real necessidade do rebanho de acordo com a sua destinação final. A afirmação é de Ibrahim Deghaid, gerente comercial e vendas da Fri-Ribe, empresa do Grupo Nutreco, responsável pelo atendimento comercial e abastecimento de produtos na parte nutricional do Centro de Performance (CP), da CRV Lagoa, maior central de genética da América Latina.

Ibrahim Deghaid destaca que as provas de desempenho animal, como o CP que é considerado referência entre os principais programas de avaliação genética no País, têm a finalidade principal de formar reprodutores que serão multiplicadores de genética para a base do rebanho. “Por essa razão, trabalhamos para oferecer um produto realmente diferenciado, fabricado a partir de ingredientes da melhor qualidade, equilibrado e bem balanceado, de modo a interferir o mínimo possível na resposta fisiológica do animal”, conclui.

Rogério Marchiori Coan, consultor técnico responsável pela parte nutricional do CP, reforça o conceito acima e afirma que a nutrição animal é um dos pontos chave para garantir o sucesso dos animais nos testes de performance, e isso porque diferentemente de um confinamento, os machos precisam expressar todo potencial genético, na forma de ganho de peso, sem que haja comprometimento do aparelho reprodutivo, uma vez que os mesmos serão futuros doadores de sêmen.

Diante deste desafio é que foi criado o conceito de "nutrição fisiológica", que implica em promover o atendimento das exigências nutricionais de animais em crescimento de modo a prepará-los para se tornar futuros doadores de sêmen. Esse conceito surgiu de um extenso trabalho, iniciado em 1996 e que foi sendo aprimorado ao longo dos anos na CRV Lagoa.

Segundo o consultor, a nutrição pode contribuir significativamente para a aceleração do ciclo de produção na pecuária de corte, reduzindo o tempo de abate e permitindo a produção de carcaças de melhor qualidade e em menor tempo. É de se esperar com isso maior produção de carne, não só em quantidade, mas também em qualidade.

“Acredito que a principal tendência é evoluirmos nas pesquisas aplicadas à eficiência alimentar, tanto na produção a pasto como em confinamento. Muitos aditivos surgiram nos últimos anos e temos que criar uma massa crítica de resultados para que possamos implementá-los na produção das fazendas brasileiras”, conclui Coan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira