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06/10/2007 - 11:49

Orloff Gas revoluciona o mercado brasileiro e lança nova forma de consumo de vodka


Lançamento faz parte de reformulação completa da marca, que traz também a única família de vodkas 5X destiladas do mercado, novas embalagens, identidade visual e conceito reforçando a plataforma de inovação, modernidade, transgressão e ousadia de Orloff Vodka e Orloff Ice

Após um ano e meio de intensas pesquisas com consumidores de diversas capitais brasileiras, a Pernod Ricard Brasil coloca no mercado nacional um novo produto, que promete ser a grande sensação das baladas, ao combinar a atitude da vodka com a efervescência, leveza e refrescância do gás: Orloff Gas.

“O lançamento desse produto não será uma simples extensão de linha, mas sim uma grande quebra de paradigmas, ao trazer benefícios funcionais e emocionais bastante claros para os consumidores. O mercado de vodka cresce muito a cada ano no País e percebemos que existia a necessidade de uma inovação. Queremos com a bebida não só reforçar nossa posição de destaque, como também o forte trabalho de pioneirismo que sempre tivemos”, afirma Alexandre Macedo, gerente de grupo das bebidas nacionais da Pernod Ricard Brasil, fabricante da vodka Orloff.

Orloff Gas estará disponível, a partir de setembro, inicialmente nas principais boates e bares das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, em embalagem de 500 ml. Em outubro, o produto chega às redes de supermercados dessas regiões, por um preço sugerido de R$ 9,90. No final do ano estará disponível em todo o Brasil.

Orloff – 5 X destilada: A principal evolução, tanto em termos de produto como de imagem, está em seu processo de produção: a vodka Orloff passa de 3 para 5 vezes destilada. É a única marca no Brasil e uma das únicas do mundo que conta com um processo tão cuidadoso na sua elaboração.

Além da evolução no processo de produção, a marca apresenta também as novas embalagens, identidade visual e conceito de campanha.

“Estamos promovendo agora o que chamamos de full-brand revision, avaliando todos os pontos de contato da marca com seu consumidor foco para chegar a uma evolução com nosso produto. Além das mudanças mais evidentes, como as embalagens e identidade visual, apostamos também em outros aspectos chave, como a distribuição. Esta reforma será a âncora para uma série de desdobramentos, de revoluções, de quebras de paradigmas”, avalia Alexandre Macedo, gerente de grupo de bebidas nacionais da Pernod Ricard Brasil.

Esta é a maior renovação já realizada pela marca ao longo de seus mais de 40 anos, com investimento de R$ 10 milhões. O objetivo é crescer duas vezes mais rápido que a categoria e chegar no médio prazo a 20% de participação no segmento (atualmente Orloff é vice-líder da categoria com 14%), buscando atingir a liderança do mercado no longo prazo.

“Buscamos ser a melhor alternativa no mercado de vodka nacional. Trata-se de uma Orloff mais ousada com a cara do jovem moderno: tem atitude e personalidade ”, aponta Macedo.

Novas embalagens: Toda a linha Orloff – Orloff, Orloff Mix Lemon e Orloff Ice (em garrafa e em lata) - ganha novas embalagens, reforçando ainda mais o perfil de modernidade da marca. O novo formato é totalmente inovador, com linhas arredondadas e trazendo como destaque a águia, símbolo de Orloff, que agora ocupa grande espaço na garrafa, além do alto-relevo. O atributo 5X destilada também é reforçado na embalagem.

Na versão tradicional, o destaque é para as cores preto e vermelho, assim como para Orloff Ice.

Já Mix Lemon destaca o verde, ganhando grande visibilidade no ponto de venda. O novo projeto de layout das garrafas ficou a cargo da Usina de Desenhos; os rótulos são da CCL; a garrafa da Owens Illinois e a tampa, da Guala.

“As novas embalagens têm um grande peso no processo de reformulação da marca, trazendo modernidade e proximidade com os valores do nosso consumidor, além da visibilidade do produto nos pontos de venda”, afirma Alexandre Macedo.

As pesquisas feitas em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília apontaram uma alto índice de aprovação das novas embalagens.

Shot Vodka: o jeito mais divertido de beber vodka - Orloff Gas é um projeto de vanguarda, uma vodka com gás, de composição alcoólica ideal para o consumo do shot, que revolucionará o modo de beber vodka e criará um novo hábito entre os consumidores, já que a vodka é costumeiramente ingrediente de drinks, caipiroskas e outros coquetéis.

Com o shot, que é uma pequena dose da bebida, o consumidor sente a efervecência e refrescância de Orloff Gas ao máximo. O ritual para este novo produto é bastante simples: colocar Orloff Gas super gelada em um copo de shot, adicionar uma pitada de açúcar, bater o fundo do copo na mesa, esperar as bolhas subirem e beber.

“O ritual do shot é uma grande experiência para o consumidor, sendo criada, após um período de muitas pesquisas, exclusivamente para a formulação de Orloff Gas. Nos grupos de estudo, a nova forma de consumo foi recebida com muita vibração por parte dos consumidores presentes”, explica Alexandre.

Outra característica importante de Orloff Gas é sua versatilidade, já que além de shot, pode ser bebida da forma como o consumidor já está acostumado, em misturas ou pura com gelo.

Pesquisas nacionais e mundiais: resultados surpreendentes - Para o desenvolvimento do projeto, a Pernod Ricard Brasil realizou pesquisas qualitativas em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, que apontaram excelente aceitação da novidade. Além disso, o caráter inovador da bebida gera grande curiosidade e traz diferenciação para Orloff. Internacionalmente, houve uma análise do produto pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pernod Ricard em Paris, que ratificou os resultados positivos das enquetes.

“A receptividade do produto em pesquisas foi tão grande no Brasil que a empresa já estuda o lançamento de um produto similar em outros países”, comemora Alexandre.

Ações de Marketing: direto nas baladas - Para divulgar o lançamento de Orloff Gas, a Pernod Ricard realizará várias ações de abordagem em bares e casas noturnas, além de promover festas conceituais. Diversos promotores farão a degustação da bebida.

“Queremos estar nos locais onde os consumidores possam vivenciar a experiência de degustar o produto e o shot”, explica Alexandre.

Todos os materiais de comunicação de lançamento de Orloff Gas também terão impressos o selo “Shot Vodka”, principal mote da campanha.

A agência de publicidade responsável pelo desenvolvimento das ações de marketing para o lançamento de Orloff Gas é a Ogilvy & Mather.

Orloff: marca pioneira no mercado brasileiro - Orloff é uma vodka nacional de qualidade produzida pela Pernod Ricard Brasil desde os meados da década de 60. Elaborada a partir do álcool de cereais, a marca sempre foi vista como pioneira no mercado nacional: em 2004, investiu no lançamento do novo posicionamento, com mudança na garrafa, conceito e campanha publicitária. Em 2006, a marca lançou sua primeira variante flavorizada, Orloff Mix Lemon e agora, em 2007, chega com fórmula evoluída (cinco vezes destilada), conceito e garrafas.

Atualmente, a marca-mãe ocupa a vice-liderança no setor, com 14% de participação nacional (Fonte: AC Nielsen AM´07) e bateu suas metas de vendas, que no último ano chegaram a mais de 600 mil de caixas (de 9 litros). No ano passado, Orloff cresceu 9,2%, representando um incremento de 15,1% desde 2002 (Dados: International Wine and Spirits Report - IWSR).

Mercado de vodkas: um segmento em ebulição - O mercado mundial e nacional de vodka está crescendo em ritmo acelerado, considerando que o produto é uma bebida universal o que favorece a existência de marcas pelo mundo afora. No Brasil, o mercado movimenta R$ 864 milhões (Fonte: AC Nielsen ano móvel-AM’07), vendendo 4,4 milhões de caixas de 9 litros. No mundo são vendidos 508 milhões (Dados: International Wine and Spirits Report - IWSR).

Pernod Ricard Brasil - A Pernod Ricard - grupo multinacional francês, líder de mercado de bebidas destiladas e vinhos, fora dos EUA - está presente em 53 países, gerando mais de 17 mil empregos diretos e indiretos em todo o mundo. No Brasil, emprega mais de 700 pessoas; possui um escritório administrativo em São Paulo e três unidades fabris, localizadas em Suape/PE, Resende/RJ e Santana do Livramento/RS.

A Pernod Ricard Brasil teve um crescimento de 19% nos últimos doze meses (julho 2006 a junho 2007), o que equivale a um faturamento anual de R$ 650 milhões. Em todo o mundo as vendas da Pernod Ricard cresceram 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior (julho 2005 a junho 2006), com um faturamento de € 6,443 bilhões no período. O crescimento orgânico do grupo foi de 9,1% (destilados – 11% e vinhos – 1,3%), sendo que as quinze marcas estratégicas registraram um aumento de 13%. No Brasil, a Pernod Ricard comercializa 57 marcas diferentes entre produtos nacionais e importados, destilados e vinhos. Entre as principais marcas estão Chivas, Ballantine´s, Jameson, Wyborowa, Malibu, Havana Club, Montilla, Orloff, Natu Nobilis e Passport. Entre as marcas de vinhos estão Almadén, Mumm, Etchart, Graffigna e Jacob´s Creek.

. Mais informações podem ser obtidas pelo SAC 0800 014 2011 ou pelo site www.pernod-ricard.com.br.

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