Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2007 - 11:49

Degustação de vinhos espanhóis

Depois do Roda Vinhos em SP com as melhores marcas da região espanhola de Castilla y León, agora é a vez do Rio conhecer as peculariedades dos vinhos espanhóis.

Um grupo seleto de enólogos, sommeliers e jornalistas especializados tiveram a oportunidade de apreciar vinhos espanhóis de uma safra muito especial, dia 4 de outubro, em São Paulo.

Depois desse badalado Roda Vinhos, o enólogo e sommelier espanhol Fernando Ortiz embarca para o Rio de Janeiro em uma nova missão: ele é o convidado especial da ADE Internacional Excal - Agência de Promoção do Comércio Exterior do Governo de Castilla y León para dar um curso nos dias 08, 10 e 11 de outubro, às 19h30. O curso Vinhos Espanhóis de Castilla y León, acontecerá na sede da SBAV (Sociedade Brasileira Amigos do Vinho), no Rio de Janeiro.

Dados importantes como variedades de uvas, solo, procedência e condições climáticas são alguns dos itens que devem ser levados em consideração na hora da produção, e, por conseqüência, na qualidade do produto final obtido. No curso, os alunos receberão dicas de como comprar, armazenar, consumir e harmonizar o vinho com cada prato. Por dia, serão degustados seis tipos de vinhos. Vale ressaltar que os exemplares de Castilla y León têm uma pontuação parker bastante alta. Pode-se citar como exemplo Selección Especial 2001, da Bodega Abadía Retuerta, uma das estrelas espanholas. Ele venceu o Wine Challenge de Londres, o concurso internacional mais importante do mundo, que elege o melhor tinto do ano.

As importadoras brasileiras já notaram o diferencial dos vinhos espanhóis – combinação de qualidade e preços convidativos. O mercado acredita que está na Espanha o futuro do vinho europeu, já que o país tem o vinhedo mais extenso do continente. Os espanhóis estão entre os maiores exportadores de vinho para o mercado nacional juntamente com Argentina, Chile, França, Itália e Portugal. Mas, pretende triplicar sua participação nos próximos dois anos. No ano passado, as importações brasileiras chegaram a US$ 8,90 milhões, o equivalente a € 6,4 milhões. Foram vendidos 2,10 milhões de litros de vinho, somando um aumento de 21,04% em volume. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira