Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2012 - 09:22

Abiove participa da Câmara Setorial da Palma de Óleo

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove ), participa da implementação da agenda estratégica da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo, criada em agosto de 2010, no âmbito do Ministério da Agricultura. O órgão se reúne periodicamente e discute, entre outros assuntos, o crescimento sustentável do setor; a necessidade de fortalecer os programas da Embrapa para melhoramento genético; e a importância de prover recursos para que a instituição consiga desenvolver pesquisas em um horizonte de longo prazo, uma vez que a palma é uma cultura permanente.

Outro tema em discussão na Câmara Setorial são formas de trabalhar, em conjunto com os órgãos responsáveis em nível federal e estadual, em prol da regularização de terras que mostram aptidão ao desenvolvimento da cultura, principalmente nos estados da Amazônia Legal, onde as condições de solo e clima são adequadas ao plantio. Importante ressaltar que o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (Decreto nº 7.172 / 2010) prevê a utilização de áreas degradadas para o plantio. Apenas no Pará, foram classificados como preferenciais 1,7 milhão de hectares, os quais já estão recebendo investimentos.

A Câmara Setorial, da qual participam a ABIOVE, empresas produtoras de óleo de palma, entidades representativas de indústrias produtoras, consumidoras e fornecedoras de insumos, representantes da Embrapa e da Emater e de órgãos dos governos estadual e federal, está trabalhando para ajudar o pequeno produtor a participar do programa, que prevê linhas de financiamento diferenciado. Registre-se que uma das dificuldades do programa da palma são os trâmites burocráticos relativos a questões fitossanitárias e que, neste caso, a Câmara Setorial está dialogando com o governo a fim de encontrar formas para agilizar a importação, atendendo a requisitos de segurança.

Dessa forma, a Abiove contribui para fortalecer o programa setorial da palma, que foi criado sobre bases da sustentabilidade socioambiental. Esse programa está sendo estruturado levando em consideração o papel importante da palma na produção de alimentos e a sua relevância na diversificação dos óleos vegetais, um dos objetivos do programa de biodiesel brasileiro. [www.abiove.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira